Tools

DSC 0022

Direção foi informada, esta semana, sobre a conquista

O Hemocentro Regional de Maringá, ligado ao Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), acaba de ser certificado pela Norma ISO 9001:2015. A certificação foi efetivada em uma auditoria externa, realizada no setor, entre os dias 20 e 21 de fevereiro deste ano. Mas a documentação só chegou na última semana de março.

O Hemocentro possuía certificação pela Norma ISO 9001:2008. Contava com esse certificado desde março de 2011. Nos últimos anos, passou por processo interno de adequação aos conceitos da nova versão da Norma: qualificou a equipe e evoluiu para a Gestão de Riscos, conferindo ao setor um Sistema da Gestão de Qualidade (SGQ) com padrão internacional. “Esse processo abrangeu todos os procedimentos que envolvem o ciclo do sangue, desde a captação e recepção de doadores, triagem hematológica e clínica, coleta de sangue, processamento, controle de qualidade de hemocomponentes, triagem laboratorial, hemostasia, transfusão e todos os seus processos de apoio”, explicou a responsável pelo setor de Gestão da Qualidade do Hemocentro, Márcia Momesso,.

“A norma tem como princípio geral a adoção de um conjunto de requisitos, processos e controles com o objetivo de aumentar a efetividade e gerir adequadamente os riscos da instituição. A certificação aumenta ainda mais a confiança dos doadores, pacientes, unidades conveniadas, ampliando a visibilidade da Instituição”, acrescentou o diretor do Hemocentro, Cristóvão Granato Filho.

image1 1

Durante a reunião de encerramento da auditoria, a responsável pela visita ao Hemocentro de Maringá, a auditora Sheila Canos, da Fundação Vanzolini, ressaltou “o comprometimento da alta direção com o Sistema de Gestão da Qualidade, organização e infraestrutura do setor”.

Há 25 anos, o Hemocentro presta assistência à rede de saúde na área de hematologia e hemoterapia, suprindo as necessidades de sangue, hemocomponentes e hemoderivados. Destaca-se pela inovação e pela qualidade de seus serviços, atuando em Maringá e na Macrorregião IV, que compreende 28 municípios da 15ª Regional de Saúde.