Tools

conselho

A posse ocorreu na última segunda-feira em Curitiba

Dois pesquisadores do Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá foram empossados como conselheiros do Conselho Estadual das Cidades do Paraná (ConCidades/PR). São eles Ana Lúcia Rodrigues (à direita da foto) e Samir Jorge. A posse ocorreu na última segunda-feira, dia 2, após a reunião plenária, durante a 37ª Reunião Ordinária, no auditório do Hotel Estação Express, em Curitiba. O mandato se estende até 2020.

Junto com os novos conselheiros do Núcleo UEM/Maringá, foram empossadas outras duas pesquisadores do Observatório das Metrópoles Núcleo Curitiba: Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowski e Patrícia Baliski.

“É muito importante a participação da academia em espaços como os Conselhos, pois ocorre aí uma troca muito virtuosa. Nós levamos a reflexão da teoria, da legislação, da perspectiva acadêmica e trazemos uma experiência que nada pode substituir. Além de acompanharmos a implementação efetiva, ou não, dos direitos assegurados na Constituição de 1988 e nos sistemas de políticas públicas”, declara Ana Lúcia Rodrigues, sobre a importância da atuação dos pesquisadores do Observatório das Metrópoles no ConCidades/PR.

Entre as competências dos conselheiros estão a de estudar e propor diretrizes, programas, instrumentos, normas e prioridades para a formulação da Política de Desenvolvimento do Estado (PDE). Também acompanhar e avaliar a implementação da PDE e recomendar as providências necessárias ao cumprimento dos objetivos, metas e indicadores. Além de propor a edição de normas gerais de direito urbanístico e manifestar-se sobre propostas de alteração da legislação pertinente ao desenvolvimento urbano e regional no âmbito estadual.