2018 04 10 Aula Inaugural de Comunicação e Multimeios MG 6854

A discussão foi sobre os desafios quanto a participação das mulheres na política

No dia 10 de abril, ocorreu a aula inaugural do curso de Comunicação e Multimeios, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ministrado pela professora Luciana Panke, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sobre “A [in]visibilidade da mulher no processo político”.

No evento, organizado pelo Centro Acadêmico de Comunicação e Multimeios (CACO), estavam presentes alunos e professores de diversos cursos, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), representantes da Reitoria e do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE).

A professora Luciana Panke é doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e foi eleita uma das doze mulheres mais influentes da comunicação política pela The Washington Academy of Political Arts & Sciences, em 2016.

Luciana lembrou da importância da discussão sobre o assunto. Para ela, precisa-se “ver em quais armadilhas culturais estamos inseridos”, dentro das culturas machistas. Entre elas, a da mulher incompetente, da mulher enquanto serva e submissa e da mulher inadequada para cargos políticos. Culturas que, segundo a pesquisadora, estão relacionadas com inúmeras piadas ditas aceitáveis, com costumes tradicionais e com convenções sociais que mantêm vivo o sentimento de soberania masculina.

Durante a palestra, a professora apresentou estatísticas da quantidade de mulheres eleitas em cargos políticos no Brasil e na América Latina. Segundo suas pesquisas, 11,57% dos municípios brasileiros são administrados por prefeitas mulheres. Dos 26 estados do país, apenas Roraima e, agora, o Paraná têm mulheres governadoras. Após apresentar informações como essas, Luciana desmistificou o imaginário de que não existem mulheres eleitas por não existirem mulheres associadas aos partidos. Mesmo se filiando aos partidos, elas encontram inúmeros obstáculos para concretizar as candidaturas.

Leonardo Ianella, acadêmico de Comunicação e Multimeios, elogiou o nível do debate e a organização do evento que “trouxe uma  personagem importante da comunicação para complementar e influenciar as discussões do curso".

2018 04 10 Aula Inaugural de Comunicação e Multimeios MG 6878

A sétima edição da aula inaugural do curso encerrou com uma salva de palmas para a professora que agradeceu a oportunidade de expor seus estudos sobre o tema

*Com orientação dos jornalistas da ASC