Tools

enfermagem

Inscrições começam segunda-feira, 16 de abril

Entre os dias 3 e 11 de maio, a Diretoria de Enfermagem do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) realiza a II Gincana Cultural. Podem participar enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de docentes e discentes que atuam nas Divisões de Atendimento e Internamento do Hospital. O evento faz parte da Semana de Enfermagem do HUM.

No dia 3, será realizada a abertura da Gincana com a divulgação das equipes, divulgação da programação e do regulamento da competição. Os critérios de pontuação das equipes incluem - Pontualidade: 50 pontos; Grito de Guerra: 20 pontos; Forma de identificação da equipe: 30 pontos; e Quizz: 100 pontos. Ainda haverá pontuação específica por brincadeira das atividades recreativas, 10 pontos cada, além da soma das doações que serão realizadas pelas equipes.

Este último critério vai se basear na quantidade de produtos doados. Há a possibilidade de doar dois tipos de material. A primeira modalidade é para kits de higiene pessoal. Neste caso, a escova de dente pequena vale 10 pontos; o creme dental pequeno de cor branca, 5 pontos; desodorante rolon, 10 pontos; cortador de unha, 10 pontos; shampoo, 10 pontos; condicionador, 10 pontos; e creme hidratante, 10 pontos.

Os grupos também podem doar kits de pintura para crianças. Neste caso, o estojo simples vale 10 pontos; a caixa de lápis de cor com 12 unidades vale 10 pontos; caixa de lápis de cera com 12 unidades também vale, 10 pontos; tinta guache com 6 cores, 10 pontos; e desenhos e histórias para colorir, 5 pontos.

“Os itens de higiene arrecadados vão compor kits individuais para serem doados aos clientes do HUM. E os kits de pintura  serão doados para as crianças da enfermaria pediátrica e para a pediatria do Pronto Atendimento, e também para a garotada atendida no Ambulatório de Especialidades do Hospital”, explicou a enfermeira do setor de Educação Permanente do HUM, Éllen Cristina Santana Aleixo, organizadora do evento (foto abaixo, à esquerda, ao lado da diretora de Enfermagem, Marli Balan).

IMG 6377

A abertura das competições por equipe da gincana está marcada para as 10h30, do dia 8. Até o dia 10, vão ocorrer provas de manhã e à tarde, no solário e nos corredores do HUM. Entre as provas estão os quizz de Conhecimento sobre o Hospital Universitário Regional de Maringá; de Conhecimento sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem;  Conhecimentos Gerais; e de Cálculo de Medicação. Haverá ainda brincadeiras como a Dança da Cadeira, Morto Vivo, Encher bexiga até estourar, montar Descartex e Descascar laranja sem machucá-la, entre outros desafios.

Prêmios – No encerramento do evento, dia 11, às 11 horas, será revelado o resultado da Gincana. Haverá premiação para as três equipes que mais pontuarem. O 1º, 2º e 3º lugares ganharão uma foto personalizada da equipe e um troféu conforme colocação.

O encerramento será marcado, ainda, por um desfile de moda - individual ou coletivo, cujas roupas e acessórios serão confeccionados com material reciclável. “Além disso, durante toda a semana a comunidade do Hospital poderá conferir a exposição de fotos da I Gincana do HUM, que estará sendo exibida num telão, no corredor principal do HUM”, destacou Ellen Cristina Santana Aleixo, coordenadora do evento.

Segundo a Diretora de Enfermagem do HU, Marli Aparecida  Joaquim Balan, a Gincana é uma oportunidade de interação entre os profissionais que atuam no hospital. “É uma forma de esquecer o trabalho estressante do hospital e conhecer aqueles que fazem parte dos outros setores”, acrescentou a diretora.

A Comissão Organizadora convida os interessados a se inscreverem para participar do evento, entre os dias 16 a 30 de abril, no Serviço de Educação Permanente. O ramal do setor é o 9200.