paulo mendes da rocha caisdasartes 659x381

Haverá duas exposições com trabalhos desenvolvidos por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEM

Com a presença da diretora Joana Mendes da Rocha, o documentário “Tudo é Projeto” será exibido gratuitamente nesta quinta-feira (19), às 19h30, no Teatro Regional Calil Hadad, em Maringá. O longa-metragem conta a história de vida do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, que ao lado de Oscar Niemeyer são os únicos vencedores do Prêmio Pritzker, o principal reconhecimento da arquitetura mundial.

“A ideia era deixar ele falar o que quisesse e da maneira que achasse melhor. Eu só perguntava o assunto e ele discorria sobre, como queria. A arquitetura é só um pretexto para o meu pai expor a visão e os pensamentos de mundo dele”, conta Joana Mendes da Rocha, que é filha do reconhecido arquiteto e urbanista e diretora do filme ao lado de Patrícia Rubano. A diretora participa de mesa redonda após a exibição.

No Salão do Teatro Regional Calil Hadad, haverá duas exposições com trabalhos desenvolvidos por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Uma das mostras redesenhou casas projetadas por Paulo Mendes da Rocha. As residências que estarão expostas foram atividade da disciplina de Desenho Arquitetônico, ministrada pelo professor Eduardo Verri Lopes. Os acadêmicos redesenharam 28 projetos contendo plantas, cortes e perspectivas.

A outra exposição abordará o Edifício do Banespa, único exemplar construído de Mendes da Rocha no Paraná, em 1986. “O projeto é fruto de pesquisa desenvolvida na UEM, que analisou detalhadamente o edifício. Com desenhos e maquete, a mostra procura explicitar um conjunto de reflexões que reiteram o método de trabalho do autor e objetiva ampliar a compreensão da arquitetura”, explica Aníbal Verri Júnior, professor da UEM e presidente do Núcleo Maringá do IAB-PR.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail atendimento.maringa@caupr.gov.br. Basta enviar o  nome completo e informar a profissão. Também é possível se inscrever pelo telefone do Escritório Regional do CAU/PR de Maringá: (44) 3262-5439. Vale destacar que as vagas são limitadas à capacidade do Teatro, de aproximadamente é 750 pessoas.

Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), o evento é organizado pelo Núcleo Maringá do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB-PR) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv