Tools

convenio uem prefeitura de maringa handebol 20180423 1599473477

 Parceria irá fomentar, estruturar e organizar ações conjuntas para desenvolvimento da modalidade na cidade e região metropolitana

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) e a Prefeitura Municipal de Maringá assinaram, na manhã dessa segunda-feira (23), na reitoria da Universidade, convênio para fomentar, estruturar e organizar ações conjuntas para desenvolvimento da modalidade Handebol na cidade e região metropolitana. 

Entre as ações da UEM, está a coordenação geral do projeto, participação de alunos e professores em capacitações, além da organização e operacionalização de estudos e pesquisas visando ao desenvolvimento técnico, tático e pedagógico do handebol. Com a parceria, serão estabelecidas ações nas escolas da rede pública e privada para constituir polo de prática para a modalidade handebol. 

A prefeitura por meio da Secretaria de Esportes e Lazer irá oferecer transporte para a participação das equipes nos eventos competitivos oficiais e amistosos, disponibilizar espaço físico condizente para a prática do handebol nos Centros Esportivos Municipais e Vila Olímpica e ceder recursos humanos para a qualificação e aplicação dos treinos nos polos de prática, entre outras ações.

As próximas etapas do projeto são o planejamento geral em conformidade técnica, pedagógica e científica com as diretrizes da UEM por meio do Centro de Excelência Regional de Handebol  do Departamento de Educação Física (CERHAND-DEF) e o desenvolvimento das atividades nos diferentes polos de prática de handebol pertencentes às entidades conveniadas.

convenio uem prefeitura de maringa handebol 20180423 1826872166

Estiveram presentes na solenidade oficial o reitor, Mauro Baesso, o vice-reitor, Julio Damasceno, o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, o presidente em exercício da Câmara Municipal de Maringá, vereador Mario Verri, o secretário de esportes, Valmir Augusto Fassina, e o coordenador do Centro de Excelência Regional de Handebol  do Departamento de Educação Física (CERHAND-DEF), professor Dourivaldo Teixeira. 

O reitor da UEM, Mauro Baesso, destacou que o principal papel da Universidade no convênio é o conhecimento e o potencial humano dos pesquisadores. Afirmou que a obra do centro de referência está em fase final, podendo ser entregue em alguns meses. Ressaltou também a relação entre o esporte e a saúde da população que são tema de estudos e pesquisas.

Scabora destacou que uma das estratégias da prefeitura para desenvolvimento da cidade é incentivar o turismo esportivo. Segundo o vice-prefeito, a cooperação com a UEM é importante para que a cidade se torne destaque nacional no handebol. “Maringá vai se transformar em referência não somente no handebol, mas em todos os esportes”.

Para Teixeira, executor do convênio, a tradição e história fazem do handebol um esporte em evidência em Maringá. Segundo o professor da UEM, esta ação tem como foco os futuros atletas, visto que envolvem ensino, pesquisa e extensão para melhoria técnica e prática da modalidade. Citando outro projeto do DEF em andamento em parceria com as escolas públicas municipais, destacou a capacitação de professores e a futura realização de festivais envolvendo alunos dos quarto e quinto anos.

Acesse a galeria de fotos.

convenio uem prefeitura de maringa handebol 20180423 1579879878