WhatsApp Image 2018 04 23 at 12.19.15

Alunos de Cianorte participam ativamente do evento mundial que visa a conscientização da produção têxtil

Começa hoje (23) o Fashion Revolution em Cianorte, evento mundial que objetiva questionar as marcas têxteis sobre o processo de fabricação das peças. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) terá participação na programação por meio do curso de Moda do Câmpus Regional de Cianorte (CRC).

Pela segunda vez, Bya Correa, aluna do quarto ano de Moda na UEM, é embaixadora do evento na cidade. Ela comenta que “o objetivo do Fashion Revolution é apresentar alguns problemas da indústria da moda e da confecção têxtil”. Bya menciona que existem produções insustentáveis que descartam de forma inadequada resíduos têxteis e água de lavanderia, por exemplo. O trabalho escravo e o infantil também são pautas do evento.

Na programação, a professora Maria Helena Carvalho, do curso de Moda da UEM, ministrará uma oficina para a confecção de turbantes feitos com retalhos doados por diversas empresas do município. “A meta é fazer cem turbantes, que serão doados para o Hospital do Câncer de Umuarama”, afirma a professora.

Além disso, os alunos do curso de Moda do CRC participaram efetivamente dos preparativos. Foram confeccionadas três bandeiras do evento para serem hasteadas nos locais onde o Fashion Revolution Cianorte ocorrerá. Os brindes para os palestrantes da edição também foram feitos por alunos da graduação da UEM.

Nesse ano, o evento acontecerá nas três instituições de Cianorte que promovem o curso de Moda. Segundo Bya, a intenção da parceria da UEM com as outras duas instituições é integrar os alunos do curso e dar maior visibilidade para o projeto. A programação vai até o dia 26 de abril, quinta-feira.

WhatsApp Image 2018 04 23 at 11.10.26