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A implantação das 157 câmeras deve começar no dia 15 de maio e estar concluído em quatro meses

A instalação do sistema de vigilância no câmpus sede da UEM (Universidade Estadual de Maringá) deve começar no dia 15 de maio. A empresa vencedora terá quatro meses para colocar as 157 câmeras prevista na licitação.  

Nesta segunda-feira, dia 7, a Prefeitura do Câmpus inicia a reforma do Bloco B-10, onde será instalada a Central de Monitoramento.  A readequação do espaço deve estar pronta em 60 dias, segundo afirmou o prefeito Carlos Augusto Tamanini. 

Ele explica que todas as entradas de pedestres e carros serão vigiadas com monitoramento 24 horas por dia. Também serão instaladas câmeras nos estacionamentos, blocos didáticos e alguns pontos-chave, considerados áreas mais vulneráveis. Segundo Tamanini, cada local terá um equipamento adequado para atender as especificidades exigidas.  

Além da Central, onde será feito o monitoramento de todo o câmpus, as guaritas terão um sistema de vigência com cobertura por área.

Junto com as câmeras, a empresa deve fornecer um software de identificação e análise de placas de veículos que circulam pelo câmpus, monitores e joysticks para acompanhamento das imagens, servidores para armazenamento dos dados, nobreak e demais equipamentos. O valor total do investimento é de, aproximadamente, R$ 1,8 milhão.

Novas demandas

Tamanini explica que o sistema também pode atender  novas demandas, já que comporta a integração de mais equipamentos. Isso significa que um departamento pode instalar câmeras de vigilância no futuro e integrá-las à Central de Monitoramento.

Para o prefeito a gestão de segurança do câmpus terá uma melhora sensível a partir do funcionamento das câmeras, possibilitando inclusive ações preventivas. Quem ganha é a comunidade.