2018 07 entrega de equipamento de energia Solar ENERGY MG 8757O sistema será instalado no bloco da oncologia com previsão de entrega em 60 dias. Os professores esperam que o gesto inspire outras iniciativas

Na semana em que a UEM (Universidade Estadual de Maringá) comemora 42 anos da publicação do decreto de reconhecimento, a instituição recebe um presente de alto valor simbólico. Dois professores do Departamento de Economia da instituição, Joilson Dias e Maria Helena Ambrósio Dias, doaram um kit de produção de energia solar que será instalado no bloco da oncologia.

O ato, segundo Joilson, é uma maneira que ele e a esposa encontraram para retribuir o benefício que a UEM lhes proporcionou. Os dois são ex-alunos da casa, onde atuam como docentes há mais de 25 anos, e a filha do casal é recém-graduada pela instituição.

“A UEM transformou as nossas vidas e com essa iniciativa estamos expressando nosso reconhecimento pelo que a instituição vem nos proporcionando”, disse o professor. “O gesto é simbólico”, continua ele, “mas espero que ele possa inspirar outras iniciativas similares”.

Joilson fez a entrega do kit ao vice-reitor, Júlio Damasceno, na manhã desta segunda-feira. Maria Helena não compareceu por estar em viagem. O ato contou com a participação de representantes da Paraná Solar Energy. A empresa apoiou a iniciativa dos professores e está doando a execução do projeto e a instalação das placas e do conversor. Ou seja, a Universidade não terá qualquer custo para a instalação do kit. O preço estimado, segundo o professor, é de R$ 20 mil.

2018 07 entrega de equipamento de energia Solar ENERGY MG 8806

Na foto acima, Joilson Dias formaliza a entrega do kit ao vice-reitor, acompanhado de Leandro Aggio, Cátia Santos, Ruan Gaspar e Rafael Veríssimo, representantes Paraná Solar Energy

Sobre a iniciativa da doação, o vice-reitor destacou a importância do ato e expressou o desejo de que outras pessoas físicas ou jurídicas reproduzam a atitude que, segundo ele, é comum em universidades pelo mundo.

Rafael Veríssimo, da Paraná Solar Energy, disse que a empresa está honrada em participar dessa iniciativa e que o projeto de instalação já está em fase de conclusão. A previsão é que o kit de geração de geração de energia solar entre em funcionamento em 60 dias. No total serão instaladas dez placas fotovoltaicas, cada uma com 320 kW de potência. No global a produção estimada do sistema deverá ficar entre 350 e 390 kWh/mês.

UEM Solar

Joilson Dias trabalhou no Projeto UEM Solar, concluído em 2016, que projeta a Universidade como grande produtora de energia fotovoltaica. Na esteira desse projeto, no final do ano passado a UEM foi contemplada em chamada pública da Copel e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dentro de um programa de eficiência energética. A chamada prevê a destinação de recursos para a minigeração de energia, através da instalação de placas fotovoltaicas e também para o desenvolvimento de uma nova geração de célula solar híbrida para conversão de energia solar.

Na época, Joilson Dias opinou sobre a viabilidade econômica da geração de energia fotovoltaica, com taxa de retorno superior a 12% ao ano. “É um excelente investimento que, em 25 anos, garantirá uma economia para a UEM superior a R$ 4,8 milhões, a preços atuais. Se considerarmos os aumentos reais da energia este valor pode ultrapassar R$ 6 milhões”, disse.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv