Tools

Foto 35

UTI Neontal ficou em segundo lugar

Chegou ao fim, nesta sexta-feira (11), a Semana de Integração da Enfermagem do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). A grande atração da iniciativa foi a II Gincana Cultural, promovida pela Diretoria de Enfermagem. O encerramento da Semana premiou o ganhador da Gincana, a equipe do Pronto Atendimento do Hospital e contou com um desfile de moda com looks produzidos com material reciclável.

As atividades lúdicas e de conhecimentos gerais da Gincana tiveram como objetivo comemorar a Semana da Enfermagem, que marca o Dia Mundial do Enfermeiro, 12 de maio, e o Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem, 20 de maio. A ideia do evento é criar uma interação maior entre os profissionais da área, além de docentes e discentes que atuam nas Divisões de Atendimento e Internamento do Hospital.

Além disso, “a Gincana conta com arrecadação de materiais de consumo para a confecção de kits de pintura para serem doados para as crianças da enfermaria pediátrica, da pediatria do Pronto Atendimento, além da garotada que frequenta o Ambulatório de Especialidades do Hospital. As doações também contemplaram itens de higiene para serem doados aos pacientes do HUM”, explicou a enfermeira do setor de Educação Permanente do HUM, Éllen Cristina Santana Aleixo, organizadora do evento.

DSC 0476

A abertura das competições aconteceu dia 8, às 10h30, no solário e nos corredores do HUM. Entre as provas organizadas estavam os quizz de Conhecimento sobre o Hospital Universitário; de Conhecimento sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem; Conhecimentos Gerais; e de Cálculo de Medicação. Houve ainda brincadeiras como a Dança da Cadeira, Morto Vivo, Enche bexiga, Montagem de Descartex entre outros desafios.

Pontuação – No encerramento do evento, foi revelado o resultado da Gincana. Concorreram apenas duas equipes: Os Incríveis do PA, do Pronto Atendimento; e Canguru, da UTI Neonatal. O PA somou 2340 pontos na arrecadação dos itens infantis e de higiene e 610 pontos na participação nas competições lúdicas e de conhecimentos. A UTI Neonatal somou 1970 pontos na arrecadação dos kits e 495 nas brincadeiras e jogos. As duas equipes foram premiadas com troféus.

Ellén Aleixo deixou claro que a somatória das doações foi proporcional ao número de participantes por equipe. “Dividimos o volume de doações pela quantidade de pessoas que participaram em cada equipe para tornar a somatória proporcional e justa”, explicou a organizadora.

Foto 3

Os Incríveis do PA ganharam a Gincana e ainda se classificaram em primeiro lugar no desfile de moda com roupas e acessórios confeccionados com material reciclável. A ganhadora foi Márcia Cristina Migliorini, vestida de noiva num look feito de sacos de lixo branco. Segundo ela, a ideia foi homenagear maio, o mês das noivas. “Minhas colegas ainda desfilaram um vestido que homenageava as mães, representadas pela Cristiane Galarça, que ficou em terceiro lugar, e a Copa do Mundo, lembrada no look da Edlene Caetano”, explicou a modelo.

Em segundo lugar ficou a fantasia de noiva estilizada, de Silvana Santos, da UTI Neonatal; e houve o prêmio de originalidade e charme dado ao look da diretora de Enfermagem, Marli  Balan. A classificação ficou por conta das juradas: Renata Valim, do RH do HUM; Odete Oliveira, do Setor de Epidemiologia; e Ana Paula Machado Velho, do setor de Comunicação do Hospital.

Segundo a Diretora de Enfermagem do HU, Marli Balan, a Gincana vem se apresentando como mais que uma forma de esquecer o trabalho estressante do hospital. A iniciativa também mostra que há energia de sobra na equipe da enfermagem, incluindo todas as categorias. As pessoas contribuem de diversas maneiras, como a Ana ??? e a Marília ????, que ajudaram confeccionando as fantasias e atuando na organização das doações. “Faço questão também de lembrar daquelas pessoas da nossa área que se aposentaram e não estão mais aqui conosco, mas que nos ajudaram a construir um Hospital que tem como proposta o cuidado com o outro em primeiro lugar”, acrescentou a diretora.

Premiação – Marli Balan e o superintendente do HUM, Maurício Chaves Jr., premiaram os vencedores. A diretora entregou o prêmio para a equipe Canguru e o doutor Maurício para a turma do PA, que se consagrou bicampeã, pois foi levou o troféu também em 2017. “Somos sempre o patinho feio do Hospital, porque a maior parte dos problemas acontece no PA. São em momentos como esse que a gente mostra a nossa força, mostra que a gente enfrenta as coisas com união, trabalhando juntos. Por isso, é importante que a gente participe sempre. Isso não só aumenta nossa união, mas também mostra a nossa força dentro do hospital. Somos mesmo os Incríveis do PA”, disse a coordenadora da equipe, a enfermeira Kelly Luz.

Foto 34

“É importante a gente ter oportunidade de conviver com pessoas de outros setores, que a gente não vê na correria do dia da dia”, disse Silvana Santos. “Para quem trabalha num hospital é gratificante poder participar de momentos de descontração e interação”, acrescentou Lígia Shizera, ambas da equipe da UTI Neonatal.

Éllen Cristina Santana Aleixo, organizadora do evento, já anunciou que a Gincana volta em 2019. Já temos até sugestões de como organizar as equipes de maneira que seja possível mais pessoas participarem. Nos aguardem”, completou a enfermeira da Educação Permanente.