iStock 69346955 wide

O BLH do HUM existe desde 1996

Em 19 de maio, comemora-se o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Para dar visibilidade à data, a equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Regional de Maringá (BLH/HUM) vai às ruas para reforçar a importância deste ato de altruísmo, que pode salvar a vida de muitos bebês.

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano. Os objetivos da celebração são: estimular a doação de leite materno; promover debates sobre a importância amamentação e da doação de leite humano; e divulgar os bancos de leite humano nos estados e municípios brasileiros.

O Banco de Leite Humano foi implantado em 30 de outubro de 1996 no Hospital Universitário. Nasceu como um projeto de extensão e, hoje, é o segundo maior Banco de Leite do Paraná em volume de doação. O total de Leite coletado no último mês foi 251 litros, de 239 doadoras. Esse leite foi consumido por 101 bebês de risco, em Maringá e região, além de Paranavaí e Campo Mourão. O BLH também atendeu, no HUM, 120 duplas mãe/bebê com dificuldades de amamentação e realizou 399 visitas domiciliares.

Saindo da rotina, no Dia Mundial da Doação de Leite Humano, o BLH vai estar no Shopping Mandacaru, no próximo sábado, das 10 às 18 horas. A equipe vai distribuir material informativo e “conversar com a comunidade para explicar por que e como é feita a doação de leite humano e mostrar o serviço oferecido pelo Banco, que instrui e recolhe as doações nas casas das mulheres que se dispõem a retirar o leite e mantê-lo refrigerado”, informa a responsável técnica pelo BLH, Christyna Beatriz Genovez Tavares.