Tools

2018 05 15 Professores Titular Cassio Antonio Tormena e Marcos Rafael Nani MG 9434A titulação é uma distinção na carreira docente do ensino superior concedia e aprovada em concurso público com prova de títulos e cumprimento de outros requisitos

O reitor da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Mauro Baesso formalizou, ontem (15), a entrega das portarias de promoção de dois docentes do Departamento de Agronomia (DAG), que receberam o título de professores titulares. Cassio Antônio Tormena e Marcos Rafael Nanni foram os nomeados. Baesso parabenizou a ambos pela carreira acadêmica construída e destacou que a conquista é motivo de comemoração para o DAG e para a Universidade.

A entrega das portarias foi acompanhada por acadêmicos de mestrado e doutorado, pelo chefe do DAG, professor Robinson Luiz Contiero, e pelo pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, Luis Otávio Goulart.

Quem são os novos titulares  

2018 05 15 Professores Titular Cassio Antonio Tormena e Marcos Rafael Nani MG 9428

Ao lado do reitor, Cassio Antônio Tormena exibe a Portaria 199/2018-GRE, que o nomeia professor titular

Graduado em Agronomia pela UEM, com doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Tormena entrou na UEM em janeiro de 1987. Há dois anos ele concluiu o pós-doutorado no National Laboratory for Agriculture and the Environment, nos Estados Unidos. Seus trabalhos de pesquisa têm ênfase em Física do Solo, atuando principalmente em temas como manejo, qualidade e propriedades físicas do solo.

Tormena também é editor assistente da Revista Brasileira de Ciência do Solo e da Revista Acta Scientiarum - Agronomy. 

2018 05 15 Professores Titular Cassio Antonio Tormena e Marcos Rafael Nani MG 9432

Marcos Rafael Nani, ao lado do reitor, exibe a Portaria nº 200/2018-GRE, que o formaliza como professor titular do DAG

Marcos Rafael Nanni concluiu o doutorado em Solos e Nutrição de Plantas Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz em 2000. Atua na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto e Meio Ambiente. 

Ele é professor da UEM desde agosto de 1990. Atualmente participa de 15 projetos de pesquisa, sendo que em nove atua como coordenador. Ainda tem três livros publicados e responde como editor assistente da Revista Brasileira de Ciência do Solo.

Concurso

O cargo de professor titular é uma distinção na carreira docente do ensino superior. A titulação é concedia e aprovada em concurso público com prova de títulos, avaliação da qualificação intelectual e da produção científica e outros requisitos estabelecidos em lei e complementados por uma resolução aprovada pelo Conselho Universitário da UEM.

Cabe ao Conselho de Administração da Universidade deliberar sobre a abertura de concurso, mediante proposta dos departamentos interessados. Um dos requisitos para se candidatar à vaga é ter o título de doutor ou livre-docente há pelo menos oito anos.

No quadro de docentes efetivos da UEM, que atualmente é composto por 1.274 professores, constam 67 titulares, já incluindo os novos nomeados.