2018 05 15 Doacao de Roupas Pet Odontologia MG 9391Alunos de Odontologia doaram mais de mil peças de roupas arrecadadas em ação de recepção aos calouros

A diretora do Abrigo Municipal para Adolescentes, Jane Fermino Rodrigues, agradeceu a iniciativa dos alunos de Odontologia da UEM pela doação de roupas. Foram mais de mil peças arrecadas em uma gincana que fez parte das atividades de recepção aos calouros do curso. A entrega foi feita nesta terça-feira, dia 15, no Departamento de Odontologia.

A ação foi uma parceria do Programa de Educação Tutorial (PET) de Odontologia com o Projeto Sorrir, que desenvolve trabalhos de prevenção em saúde bucal para crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade social.

Segundo o professor André Gasparetto, coordenador do projeto, a presença no Abrigo evidenciou o nível de carência daquelas crianças e jovens e a percepção de que toda ajuda seria bem-vinda. Por isso alinhamos a gincana idealizada para a recepção aos calouros do curso com o Projeto Sorrir, direcionando a doação para o Abrigo. “Foi uma sinergia do bem”, disse.

2018 05 15 Doacao de Roupas Pet Odontologia MG 9397Todas as peças foram arrecadadas em apenas um dia, segundo a professora Flávia Matarazzo, tutora do PET de Odontologia. Ela conta que todas as séries do curso se mobilizaram e se envolveram com as atividades.

Além das roupas, também foram arrecadados 717 kg de alimentos, kits de higiene e cobertores para um projeto de assistência à população indígena e para a Conferência Vicentina São Jorge, de Maringá. Além de 130 kg de ração.

Falando sobre o trabalho desenvolvido no Abrigo, Jane Fermino disse que o foco é dado a crianças e jovens de 12 a 18 anos, com atendimento 24 horas. O Conselho Tutelar faz os encaminhamentos e geralmente são pessoas com histórico de abandono. Os jovens passam por uma avaliação e, se necessário atendimento psicológico. Há também um trabalho de inserção escolar. “O trabalho é bem gratificante. 80% dos casos voltam para a família”, atesta a diretora, reforçando que há muita carência e que as iniciativas como essa são sempre bem-vindas.