Tools

g residencia medica

Evento começa a ser divulgado neste sábado

Neste sábado, 26 de maio, será realizado o lançamento oficial do II Congresso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que ocorre junto com o III Congresso do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) e com o I Congresso das Escolas Médicas de Maringá. O evento vai reunir organizadores e autoridades no Auditório do HUM, a partir das 9 horas.

O Congresso da UEM é uma iniciativa do Centro Acadêmico de Medicina da UEM (Camem) e vai ser realizado em outubro. O curso de medicina da UEM está comemorando 30 anos de existência em 2018 e, segundo os membros do Camem, foram anos de luta para alcançar qualidade de ensino, com professores que são referências médicas na cidade e região. E isso faz com que o curso seja considerado um dos melhores de medicina do Brasil e um dos mais concorridos no vestibular.

Segundo a doutora Elisabete Mitiko Kobayashi, ortopedista do HUM e uma das organizadoras do evento, “as comemorações dos 20 anos e dos 25 anos do curso de Medicina da UEM contaram com um congresso médico e um jantar. Para este ano, programamos a realização do congresso médico com o tema Medicina do Futuro, que pretende mostrar a realidade da medicina e para onde ela caminha. Dentro destes temas, terão destaque tanto a parte tecnológica quanto os procedimentos e tratamentos inovadores, além de dar uma ênfase à vertente humanista da medicina”, informou Elisabeth.

A doutora ainda frisou que um dos intuitos do Congresso será a aproximação dos cursos de medicina da cidade e região, tanto o público quanto os particulares, para ampliar o olhar e discussão sobre a medicina em geral. “Por causa disso, dentro do evento, será realizado o I Congresso de Escolas Médicas. Além disso, haverá o Congresso do HUM e das Ligas Acadêmicas. Enfim, mais do que uma atualização de conhecimentos médicos, pretendemos ampliar o olhar para a área de saúde como um todo, na sua multidisciplinaridade. Planejamos nos transformar em um fórum de debates sobre a atuação multiprofissional nos cuidados com o paciente”, explicou a ortopedista.

Todos os detalhes da programação e da organização do evento começarão a ser apresentados no sábado. O Camem convocou professores e alunos de graduação e residência da medicina da UEM, do Unicesumar, da Uningá e estudantes dos cursos da área da saúde como enfermagem, farmácia e biomedicina, entre outros. Entre as presenças confirmadas está a do secretário de saúde de Maringá, Jair Biatto.