Tools

IMG 2919

Iniciativa tem como foco a assistência a casos de intoxicação

Começou, ontem (22), o curso Noções Básico de Toxicologia e Atendimento Inicial ao Intoxicado IV, ​que está sendo ​ministrado pelo Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Regional de Maringá (CCI/HUM). As atividades estão sendo realizadas no Auditório do HUM. O público alvo são profissionais e acadêmicos da área da saúde.

​Nesta quarta-feira (23), o curso abordou os temas “Animais peçonhentos: aspectos biológicos”; “Acidentes por animais peçonhentos: avaliação clínica e protocolos de assistência”; “Antídotos e soros em Toxologia”; e “Queimadura química: relatos de casos”. Esses temas foram ministrados pelos professores Erilvelto Goulart e Adaelson Alves Silva, e pelos enfermeiros Marcia Regina Jupi Guedes e Willian Campo Meschial, respectivamente.

Dia 24, os temas serão: “Orientação aos candidatos à plantonistas CCI/HUM”, ministrado pela professora Magda de Oliveira e a enfermeira Marcia Guedes; “Análises toxicológicas e o papel do Laboratório de Toxocologia da UEM”, que será apresentado pela bioquímica Erika Bando; “Intoxicação por agrotóxicos – avaliação e protocolos de assistência”, a ser discutido pela professora Simoni Aparecida Mossini; e “Tentativa de suicídio: discutindo intoxicações intencionais”, apresentado por Magda de Oliveira e Marcia Guedes.

A programação do curso termina na quinta-feira (24), quando os participantes interessados poderão se inscrever num processo seletivo para ser plantonista do CCI. Nesta ocasião, serão feitos esclarecimentos sobre a seleção, que vai ser realizada por meio de uma avaliação de conhecimento e do currículo do candidato, além de uma entrevista, marcada para o dia 30 de maio.

“No dia 30, aqueles que se inscreverem para o processo seletivo se encontrarão às 17h30, quando devem entregar a prova escrita distribuída pelo CCI para ser feita em casa junto com o histórico escolar. O processo terminará com uma avaliação em grupo”, explicou a enfermeira Marcia Guedes, que será responsável pela seleção ao lado das psicólogas Jessica Sanches e Jessica Torquetti.