IMG 2955

Equipes estão envolvidas com os protocolos de gestão da qualidade e segurança do paciente

Nesta terça e quarta-feira (22 e 23), o Hospital Universitário Regional de Maringá – HUM passou por uma auditoria externa. Uma equipe do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, de Ponta Grossa (HURCG) esteve na instituição, avaliando o processo de implantação dos protocolos de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente.

Estiveram no HUM a responsável pela Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente do HURCG, Daniele Brasil; a diretora administrativa, Juciane Linhares, e a chefe de Apoio Administrativo, Samantha Cristo, também do hospital de Ponta Grossa.

Segundo a enfermeira Daniele, que faz parte da Comissão Inter-Hospitalar da Qualidade da Secretaria de Estado da Saúde – Sesa, “o processo de implantação dos protocolos de Gestão e Segurança vem sendo implementado nas 10 unidades públicas de saúde do Paraná desde 2013. Agora, essa iniciativa ganhou mais fôlego com participação mais efetiva dos hospitais universitários de Maringá, Londrina e Cascavel, e com a realização destas auditorias cruzadas. Recebemos a equipe do HUM em Ponta Grossa e, agora, estamos aqui com o objetivo de ver de perto os processos de trabalho multiprofissionais, trocar experiências e contribuir para a efetivação da implantação dos protocolos”, esclareceu.

WhatsApp Image 2018 05 23 at 14.26.21

O Hospital Universitário Regional de Maringá realizou a auditoria externa no HURCG nos dias 15 e 16 de maio. Foram a Ponta Grossa a ouvidora do HUM, Jocimara Mazzola, e a enfermeira Ana Cleide Soares Victor. Ambas receberam, agora, a equipe dos Campos Gerais. A primeira atividade do grupo foi uma reunião para conhecer a estrutura do Hospital de Maringá. Participaram do encontro o superintendente do HUM, Maurício Chaves Jr; a diretora administrativa, Cristina Puppin; o diretor de Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar, Cleverson Antônio Poças; a diretora de Enfermagem, Marli Balan; o diretor médico, Vicente Kira; o assessor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Edson Arpini Miguel; e o diretor pelo assessor de Planejamento, Edson Moribe; entre outras pessoas da equipe gestora do Hospital.

Em seguida, as visitantes percorreram vários setores do HUM, não só da área administrativa como também das clínicas e enfermarias. Segundo a enfermeira Daniele, o hospital de Maringá já possui um processo efetivo de implementação dos protocolos de gestão e segurança do paciente. “O que chamamos atenção é para que essas informações sejam disseminadas de forma ampla para todos os setores no sentido de que os procedimentos sejam uniformizados não só aqui, mas em todas as unidades públicas de atendimento do Paraná. Por isso, estamos fazendo estas visitas. O próximo passo deste processo serão as auditorias que serão realizadas pela Superintendência de Unidades Próprias da Secretaria de Saúde do Estado. A partir de julho, são os técnicos da SUP que irão visitar todos os hospitais para garantir a efetivação de todo esse trabalho”, completou a enfermeira.