Tools

congresso internacional de psicologia da uem 20180606 1768663140 1 

Psicologia, Políticas Públicas e Desafios em Tempos Sombrios é o tema do evento, que segue até sexta-feira (8)

A cerimônia oficial de abertura do VII CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia da UEM (Universidade Estadual de Maringá) ocorreu na manhã de hoje (6), no Teatro Calil Haddad. Psicologia, Políticas Públicas e Desafios em Tempos Sombrios é o tema que será apresentado e debatido durante o evento, que segue até sexta-feira (8). “Essa temática foi proposta para gerar reflexão sobre as dificuldades que estão ocorrendo no país em âmbito individual e coletivo”, afirmou Lucas Martins Soldera, coordenador do evento.

Em sua fala, o reitor da UEM, Mauro Baesso, destacou a importância da área no cenário nacional e citou que o Departamento de Psicologia está representado no Laboratório de Inovação em Educação na Saúde do Ministério da Saúde, que selecionou 15 propostas inovadoras e experiências de sucesso que potencializam a formação e qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde e que têm grande potencial de replicação no SUS (Sistema Único de Saúde). A proposta é coordenada por Rozilda das Neves Alves Vidigal, gestora do PRO PET Saúde em Maringá.

O secretário municipal de saúde, Jair Francisco Pestana Biatto, apresentou alguns projetos da prefeitura de Maringá e destacou o trabalho conjunto por meio de projetos desenvolvidos em parceria com universidades públicas e privadas.

O diretor do Centro de Ciências Humanas da UEM, Angelo Aparecido Priori, fez uma reflexão sobre o tema “tempos sombrios”, relacionando fatos históricos e atuais que influenciam no comportamento da sociedade.

A chefe do Departamento de Psicologia, Elizabeth Lima, falou sobre “tempos sombrios” nas políticas públicas de recursos humanos e infraestrutura, destacando a necessidade de investimentos.

“Essa temática foi proposta para gerar reflexão sobre as dificuldades que estão ocorrendo no país, em âmbito individual e coletivo”, afirmou Lucas Martins Soldera, coordenador do evento.

O VII CIPSI realiza-se em conjunto com a XIX Semana de Psicologia da UEM, o X Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM, o VII Seminário de Integração do PRO SAÚDE e PET Saúde.

A mesa de autoridade contou ainda com a presença de Márcia Campo de Andrade, coordenadora do curso de graduação em Psicologia, Sonia Mari Shima Barroco, coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, e Cristiane Muller Calazans, representando o PRO PET Saúde.

Conferência

Silvio Yasui, professor do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP-Assis, ministrou a conferência Atenção Psicossocial e Políticas Públicas em Tempos Sombrios.

Doutor em Saúde Pública, Yasui é autor do livro Rupturas e Encontros: desafios da reforma Psiquiátrica brasileira, lançado em 2010 pela editora Fiocruz. Também produziu vários artigos e outros escritos sobre a Reforma Psiquiátrica e a Atenção Psicossocial.

Ainda no primeiro dia do Congresso estão programadas duas mesas-redondas, a primeira, com início às 13h30, terá como tema Desafios da Gestão e da Assistência Psicológica em Hospitais: reflexões sobre sofrimentos e cuidados. A outra começa às 16 horas e irá debater Psicologia e Políticas Educacionais.

Programação

As atividades do segundo e do terceiro dia ocorrerão no câmpus da UEM. As atividades do segundo e do terceiro dia ocorrerão no câmpus da UEM. Para consultar a programação completa acesse o site do evento.

Na noite de hoje (6), às 20h, Diego González Serra, doutor em Psicologia e professor da Universidade de Havana, em Cuba, apresenta A Formação de Professores em Cuba e suas Problemáticas. Ele é autor de mais de dez livros e de dezenas de artigos sobre teoria e pesquisa empírica da motivação humana, questões filosóficas, epistemológicas e teóricas da psicologia, sobre psicopedagogia e sobre o pensamento psicológico e pedagógico de José Martí.

O VII CIPSI realiza-se em conjunto com a XIX Semana de Psicologia da UEM, o X Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM, o VII Seminário de Integração do PRO SAÚDE e PET Saúde.

Acesse a Galeria de Fotos.