logo

Entre os conferencistas estão Lenita Maria Rímoli Esteves, Maria Filomena Capucho e Joel Austin Windle

A quinta edição do Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (Cielli), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM (Universidade Estadual de Maringá) será realizada nos dias 13, 14 e 15 de junho.

O Cielli reúne, bianualmente, pesquisadores ligados tanto ao campo dos Estudos Linguísticos quanto ao campo dos Estudos Literários. Nessa edição, o evento tem como proposta colocar em pauta discussões sobre o tema Políticas públicas, ética, internacionalização e pesquisa: discursos, práticas e desafios. Essas discussões serão feitas por meio da realização de conferências, mesas-redondas, simpósios e atividades artístico-culturais.

A conferência de abertura ocorre no dia 13, a partir das 14h, e será ministrada pela professora da Universidade de São Paulo, Lenita Maria Rímoli Esteves, uma das tradutoras da trilogia O Senhor dos Anéis, que irá tratar do tema Tradução e Ética: aspectos culturais, políticos e ideológicos.

No dia 14 de junho, a professora Maria Filomena Capucho, da Universidade Católica Portuguesa, fará a conferência intitulada Internacionalização acadêmica: mono ou plurilinguismo para uma comunicação intercultural? Já no último dia do evento (15), o professor Joel Austin Windle, da Universidade Federal Fluminense, apresenta A recepção, circulação e produção de conhecimento no sul global: para um letramento acadêmico crítico. Todas as conferências ocorrerão no Anfiteatro Adelbar Sampaio, Bloco F-67, às 14h.

O evento conta ainda com a participação dos professores e escritores Leonardo Tonus (França), Narlan Matos (Estados Unidos) e Maria Rosa Lojo (Argentina), que participarão das discussões sobre políticas públicas, ética, internacionalização e pesquisa, debates sobre poética e lançamento de livros.

As inscrições para participar do evento como ouvinte estão abertas até o dia 12. Mais informações no site do evento cielli2018.com.br.