rui curi 2

Pesquisas feitas por Rui Curi levaram empresas da área de nutrição clínica a revisarem a composição e a preparação das dietas hospitalares

O professor Rui Curi, aposentado pela Universidade de São Paulo (USP), receberá, na próxima sexta-feira (29), às 19h30, no bloco B-33 (PDE), câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o título de Doutor Honoris Causa.

A solicitação do título honorífico partiu do Departamento de Farmacologia e Terapêutica (DFT) e foi aprovada pelo Conselho Universitário (COU).

Ao justificar o pedido da homenagem ao professor Rui Curi, o relator da matéria no COU, Roberto Bazotte, citou, na longa de lista de contribuições científicas apresentadas por Rui Curi, os mais de 500 artigos científicos publicados em revistas no exterior, com mais de 7.500 citações, além das 54 teses de doutorado orientadas, 32 orientações de pós doutorado concluídas e 6 livros publicados, incluindo o livro texto “Fisiologia Básica” que está na segunda edição.

Entre outras coisas, Bazotte enalteceu também o fato de que Curi vem atuando como um importante divulgador da UEM. Alguns aspectos do período da graduação do então acadêmico mostram seu precoce envolvimento na atividade científica, bem como o pioneirismo da Universidade Estadual de Maringá no apoio à iniciação científica.

Depois de se graduar, foi professor visitante na Universidade Livre de Bruxelas, na Uniformed Services University of the Health Sciences (EUA) e no Departamento de Medicina do National Institute of Health (EUA). O carisma com os alunos o levou a ser homenageado como paraninfo da turma dos formandos da Universidade de São Paulo (USP) por 15 vezes.

O relator também citou que Rui Curi é membro de diversas Sociedades Científicas no Brasil e no exterior, entre elas a International Society of Nutrigenetics and Nutrigenomics, a American Society of Biochemistry and Molecular Biology; e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Segundo o relator, a homenagem da UEM irá se acrescentar a outras honrarias que Curi já recebeu, a começar pelo Prêmio do Conselho Federal de Farmácia, em 1981, por ter sido considerado o melhor aluno do curso de Farmácia do Brasil. Atualmente, Curi ocupa o cargo de vice-diretor do Instituto Butantã e de presidente da Fundação Butantan.

Egresso da UEM

O homenageado se formou em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá em 1980. Obteve o título de mestre pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), em 1982, e o de doutor pela mesma Instituição em 1984.

Contribuiu no esclarecimento do metabolismo de glutamina em leucócitos e sua importância para a função dessas células. Foi o primeiro a demonstrar o consumo de glutamina por neutrófilos e a sua importância para prevenir a morte dessas células. Descreveu o fenômeno de transferência de lipídios (em particular de ácidos graxos, mas também de colesterol e fosfolipídios) entre células, principalmente leucócitos. Contribuiu para esclarecer os efeitos dos lipídios da dieta na função de leucócitos e observou que dietas parenterais ricas em lipídios podem causar morte de leucócitos circulantes.

Esses achados motivaram algumas empresas da área de nutrição clínica a revisarem a composição e a preparação das dietas hospitalares. Seu trabalho contribuiu na elucidação dos efeitos dos ácidos graxos na resistência periférica à insulina que ocorre em condições de obesidade e diabetes tipo II. Participou da descoberta do complexo NADPH oxidase em ilhotas pancreáticas e sua importância na morte dessas células induzida por sobrecarga de glicose, ácidos graxos e interleucinas.

A UEM já homenageou diversas autoridades. Concedeu o título de Professor Emérito a José James da Silveira e Carlos Alberto Conrado; Doutor Honoris Causa a Constantino Tsallis, Luís Adauto da Justa Medeiros, Adriano José Valente (in memorian), Paulo Cruz Pimentel, e Willy Jean Malaisse; e Professor Honoris Causa a Emílio Hofmann Gomes, Cândido Manoel Martins de Oliveira, Edson Machado de Souza, Jayme Canet Júnior e Dom Jaime Luiz Coelho.