Tools

Arte PET site1

Estudantes levam para a rua conhecimentos adquiridos na Universidade

O PET (Programa de Educação Tutorial) da UEM (Universidade Estadual de Maringá) promove nesse domingo, dia 1º de julho, entre 9h e 12h, no Parque do Ingá. Organizado pela União dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (UniPET) da UEM, o evento reúne alunos e professores e promove a integração com a população, que poderá conhecer atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas.

O objetivo do encontro é levar à comunidade externa temas de interesse público sobre diversas áreas, proporcionando momentos de aprendizado, conhecimento e troca de saberes, tanto em relação aos conteúdos propostos quanto outros.

Na condição de petianos, os estudantes buscam complementar a graduação promovendo atividades acadêmicas que visam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e educação tutorial. 

A UEM tem 15 grupos PETs (Agronomia, Educação Física, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Farmácia, Física, Informática, Matemática, Odontologia, Pedagogia, Química e Zootecnia). Atualmente, há 842 grupos distribuídos entre 121 instituições de ensino superior do Brasil.

Outras informações sobre o PET na Praça 2018 podem ser obtidas na página do facebook.

Atrações

Plantas medicinais: amostras de plantas explorando seus efeitos terapêuticos, modo de preparo, efeitos adversos, entre outros, além de demonstração sobre como pode ser feito o plantio e os cuidados básicos que se deve ter para cultivar essas plantas em casa.

Dança: como meio para melhor qualidade de vida, seus benefícios nas mais diversas faixas etárias.

Alternativas em transporte: é possível evitar os problemas como os gerados pela greve dos caminhoneiros? serão apresentadas alternativas que podem ser adotadas.

Produção de cerveja: como produzir a cerveja, com degustação, e um protótipo de torre de absorção, mostrando a diferença de pH da água antes e depois de passar pela torre.

Têxteis técnicos: serão demonstrados os artigos tecnológicos que trabalham tecidos e não tecidos voltados às aplicações específicas, como o airbag presente nos carros, coletes à prova de bala, manta geotêxtil presente em asfalto e também em aterros.

Combustíveis: composição, características e escolha mais eficiente ao abastecer, apresentação de métodos para o consumidor identificar a adulteração de combustíveis e verificação do combustível mais eficiente economicamente para abastecer o carro.

Doação de tecidos e órgãos para transplantes: informação e orientação acerca da temática, abordando os mitos e verdades sobre a doação de órgãos e tecidos.

Experimentos que abordam as temáticas da física: termodinâmica, ótica; astronomia, mecânica, acústica, etrostática, magnetismo.

Jogos: apresentação de jogos que utilizam lógica de programação de forma mais lúdica e abordagem de problemas reais que são resolvidos usando as técnicas apresentadas.

Sinuca perfeita: ensinamento sobre como criar uma mesa de bilhar perfeita, onde a caçapa sempre é atingida, explorando basicamente geometria elementar.

Saúde bucal nas diferentes fases da vida: abordagem de tópicos sobre a higiene e os cuidados que se deve ter com a saúde bucal e suas especificidades em cada fase da vida.

Confecção de brinquedos educativos com materiais reutilizáveis: propósito é construir brinquedos educativos reaproveitando materiais reutilizáveis, muitas vezes, considerados lixo, que são descartados de maneira inadequada causando poluição e destruição da natureza.

Animais de companhia: com enfoque principal na alimentação e no bem-estar dos animais e comentários sobre a opção por adoção de animais.