image

O evento reuniu representantes das sete universidades estaduais do Paraná, no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), na terra das Cataratas

Na última semana, representantes das IEES paranaenses participaram da “Capacitação e Internacionalização do Ensino Superior com Universidades Filiadas à Abruem”. O evento realizado em Foz do Iguaçu – PR faz parte do projeto "Leadership on Internationalization", financiado Fundação Araucária e Conselho Britânico, com apoio da SETI, PTI e Apiesp.

Além das sete Universidades Estaduais do Paraná, as atividades foram feitas em parceria com a britânica Cardiff Metropolitan University (CMU). As discussões tiveram como foco o “Porque, Como e Quais Ações Sustentáveis" podem ser desenvolvidas no processo de internacionalização de instituições de ensino superior.

Entre os palestrantes estavam os representantes da International Engagement Manager, Aboubakr Fathalla; da International Engagement Manager, da Associate International Dean, Fiaz Hussain e o professor da CMU, Alfredo Osvaldo Moscardini.

Em caráter multidisciplinar, a comitiva da UEM contou com a presença do reitor Mauro Baesso, da assessora de Cooperação Internacional, Silvana Marques de Araújo, dos professores ligados ao ECI, Cássio David da Silva e Sandra Mara Schiavi, dos coordenadores dos Cursos de Pós-graduação em Arquitetura e Administração, Renato Leão e José Paulo Souza e coordenadora do Programa Idiomas Sem Fronteiras (MEC) na Universidade, Rosângela Alves.

Com a CMU, o próximo passo será abrir espaços para manifestação de interesse com professores e pesquisadores da UEM que possibilitem parcerias científicas.