Tools

photo

Mulheres da comunidade participaram de rodas de conversas sobre melhoria da qualidade de vida

No dia 5 de julho, alunos do primeiro ano dos cursos de Psicologia, Medicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Odontologia da UEM (Universidade Estadual de Maringá), juntamente com a equipe de da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Universo, organizaram um encontro de mulheres, com o objetivo de promover rodas de conversas sobre melhoria da qualidade de vida. O evento ocorreu no salão da Capela São Francisco de Assis.

Foram abordados temas como a importância da atividade física, cuidados com a saúde bucal, utilização e descarte de medicamentos, aumento da autoestima e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. “As mulheres do bairro participaram com alegria das atividades propostas que incluíram alongamento, apresentação de ballet, depoimento de uma moradora que fez mudanças importantes na sua rotina que a levaram a ter mais saúde, mesas demonstrativas sobre os assuntos abordados, maquiagem, sorteio de brindes e um lanche saudável”, afirma a professora Cynthia Rigolon, do Departamento de Odontologia.

O evento teve o apoio do médico da família Dr. Rafael Bezerra Dalla Costa e das agentes comunitárias de saúde e proporcionou uma maior aproximação da comunidade com a UBS, melhorando a comunicação e a troca de experiências. “Este trabalho é fruto da disciplina Atenção à Saúde I, uma proposta de formação interprofissional nos cursos da saúde, que tem fortalecido a integração ensino-serviço-comunidade”, destaca a professora Mitsue Fujimaki, também do Departamento de Odontologia.