Tools

juntos no Dacese

Organizado por um grupo de estudos da UEM, junto com a Prefeitura Municipal, evento focou os aspectos do envelhecimento com qualidade de vida

Cerca de 300 Agentes Comunitários de Saúde participaram de um evento, nos últimos dias 10 e 11 de julho, no auditório do Dacese, câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para discutir sobre o envelhecimento, a atuação dos ACSs na saúde do idoso e a Linha Guia de Atenção ao Idoso do Paraná. 

Sob a coordenação da professora Vanessa Denardi Anroniassi Baladissera, do Departamento de Enfermagem (DEN), da UEM, a atividade teve, como resultados, a discussão, de forma participativa e dialógica, sobre os aspectos que permeiam o envelhecer e as ações necessárias para desenvolver o envelhecimento ativo na Atenção Primária em Saúde. 

Os Agentes Comunitários de Saúde debateram suas práticas e concepções sobre o cuidado ao idoso, além do papel deles na consolidação da Linha Guia de Atenção ao Idoso. Essas atividades fortaleceram e ampliaram as ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas em Saúde (GEPPES) junto ao serviço de saúde, ressaltando o papel social da Universidade. 

Guia

meninas juntas

A Linha Guia da Saúde do Idoso foi lançada, em 2017, pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), visando oferecer à população idosa paranaense o cuidado oportuno e eficiente para que alcance o envelhecimento ativo e saudável, com qualidade de vida, independência e autonomia pelo máximo de tempo possível.

Nela, estão contidos os conceitos e diretrizes que deverão nortear as ações da Rede de Atenção Integral à Saúde do Idoso do Estado, ancorados pela identificação precoce da fragilidade e seu manejo por meio da Avaliação Multidimensional da Saúde do Idoso.

O evento na UEM  foi proposto pelo GEPPES, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da direção de assistência em saúde, coordenação de saúde do idoso e da coordenação dos Agentes Comunitários de Saúde. 

O encontro contou, ainda, com o auxílio de monitores graduandos do curso de Enfermagem da UEM. Vale ressaltar que o GEPPES é liderado pela professora Vanessa Baladissera.