Tools

 Renato Janine

Ele vai falar, no dia 8 de agosto, na abertura oficial do Encontro Anual da Extensão Universitária

O ex-ministro da Educação e professor titular de ética e filosofia política da Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine Ribeiro, fará, no dia 8 de agosto, às 10 horas, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a palestra de abertura do Encontro Anual da Extensão Universitária (EAEX) 2018.

A palestra "Universidade, democracia e sociedade" ocorrerá no auditório do Bloco B-33 (PDE), câmpus universitário, sob a coordenação da professora Erica Cintra, diretora de Extensão da UEM.

Um dos mais renomados filósofos da atualidade, Janine fez mestrado na Université de Paris-I, Panthéon-Sorbonne, na França, e doutorado na USP. Foi professor visitante na Columbia University, Estados Unidos, e diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Estudou a representação política, as ideias de revolução, democracia e república, além da cultura política brasileira. Entre suas obras destacam-se "A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil (2000)", vencedor do Prêmio Jabuti em 2001, e "A boa política - ensaios sobre a democracia na era da internet (2017)".

Concebeu e apresentou duas séries de programas de televisão sobre Ética, na TV Futura, depois apresentadas na TV Globo, compondo-se a primeira de seis programas sobre Dilemas e a segunda, também de 6 programas, sobre Liberdade.

Janine também foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1998, e com a Ordem de Rio Branco, em 2009. Entre abril e setembro de 2015, ele foi ministro da Educação no governo de Dilma Rousseff. Atualmente trabalha como colunista do jornal Valor Econômico.

Junto com o Encontro Anual da Extensão Universitária (EAEX), que, até o ano passado, era chamado de Fórum de Extensão e Cultura (Forext), ocorrerão o 2º Fórum de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Forint), o 3º Encontro do Fórum Social da UEM e o 3º Encontro Operação Rondon.

Os eventos terão uma ampla programação, incluindo sessões de apresentações de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas e apresentações culturais. As atividades, de 8 a 10 de agosto, serão desenvolvidas no auditório do PDE, câmpus sede da UEM.

A organização dos eventos é da UEM, por meio das pró-reitorias de Extensão e Cultura (PEC), de Ensino (PEN) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG).

As inscrições de resumos expandidos serão aceitas ainda nesta segunda-feira (16). Já, a data limite para submissão de pôster virtual é 2 de agosto. Outras informações estão disponíveis no site da Diretoria de Extensão (DEX). O telefone é (44) 3011-3798.