Tools

psiquiatria

Desde a implantação, o serviço já atendeu mais de 500 pessoas. O espaço agora conta com adequação necessária para atender a comunidade universitária

Na tarde de quarta-feira (18), foi inaugurado o novo espaço para o atendimento de psiquiatria oferecido pelo Ambulatório Médico e de Enfermagem (AMB), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O serviço foi criado para atender, exclusivamente,  professores, estudantes e agentes universitários, membros da comunidade universitária.

As novas dependências, localizadas no Bloco 6, no câmpus da UEM em Maringá, contam agora com recepção mais ampla, dois banheiros, uma sala de vacinação, três consultórios para médicos psiquiátricos e, ainda, uma sala para psicólogos e assistentes sociais. O local também disponibiliza um espaço para a prática de terapia em grupo.

O atendimento é prestado por médicos residentes na área, sob a coordenação do professor Mauro Porcu, do Departamento de Medicina (DMD). “Além de ser um excelente campo de estágio aos residentes em psiquiatria, a  UEM é a única a oferecer este tipo de atendimento entre as universidades do Estado”, afirma.

Desde a implantação, o serviço já atendeu mais de 500 pessoas e a adequação do novo espaço permitirá o atendimento de mais usuários. De acordo com o coordenador do AMB, a demanda tem aumentado nos últimos meses. “Entre o acolhimento e acompanhamento, muitos casos são resolvidos e, com a ampliação, mais pessoas terão a mesma oportunidade”, planeja o coordenador.

Como se trata de atendimento ambulatorial de não emergência, os pacientes passarão pela triagem prévia. A assistente social do AMB, Rosângela Zanin, que compõe a equipe de triagem, explicou que a residência em psiquiatria acolhe os casos de baixa complexidade. Para casos mais graves, a equipe conta com serviços de apoio do município, através da emergência psiquiátrica do Hospital Municipal e do Centro de Atenção Psicossocial III (Caps III), localizado no Bairro Santa Felicidade, em Maringá.    

Orientações sobre o serviço de psiquiatria do AMB da universidade podem ser obtidas no Bloco 2, ou pelo telefone (44) 3011-4266.

Galeria de fotos