foto do evento imprensa

Equipe ainda recebeu prêmio de reconhecimento pelos resultados alcançados nas mais diferentes comunidades

A Enactus UEM, entidade estudantil dedicada a incentivar jovens universitários a desenvolverem ações empreendedoras de cunho social, foi semifinalista do evento Nacional Enactus Brasil (Eneb 2018), ocorrido em Fortaleza, neste mês, apresentando, na liga principal da competição, dois de seus projetos, o "Raizes e Asas" e o "Despertar". 

Ao todo, 52 times participaram e apenas 24 passaram para a semifinal. Realizado no Centro de Eventos do Ceará, na capital do Estado, entre os dias 18 a 20 de julho, o Eneb congrega uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos, onde é fornecida uma plataforma para os universitários criarem projetos de desenvolvimento comunitário que colocam a capacidade e o talento das pessoas em foco. 

Com isso, cria-se o ambiente para que os alunos participantes façam da ação empreendedora a ferramenta para a transformação de vidas. Como no mundo dos negócios, os organizadores do evento acreditam que a competição estimula a criatividade e recompensa resultados. 

Além de ter participado da semifinal, o time Enactus UEM ganhou o Prêmio ODS por ter cumprido, com seu projeto "Despertar", o 4º objetivo da Organização das Nações Unidas (ONU), qual seja o de assegurar, até 2030, a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade. 

Este prêmio foi criado para celebrar o apoio das empresas parceiras do Eneb e reconhecer os times Enactus que alcançaram resultados notáveis nas mais diferentes comunidades e áreas de atuação.

Time UEM

Em Maringá, os estudantes da Universidade Estadual de Maringá, formam a Enactus UEM e buscam encontrar soluções para que as dificuldades de determinadas comunidades sejam sanadas. "Não queremos apenas conceder uma saída para o problema, mas sim caminhar junto da comunidade, ensinando-a a dar seus próprios passos empreendedores, para que assim seus membros se capacitem, desenvolvendo suas próprias habilidades e, como consequência, melhorem suas vidas e o meio em que vivem", diz texto de apresentação do projeto no site da entidade. 

Para isso, o Time possui instrução dos professores orientadores, com o auxílio de empresas que acreditam no que a Enactus faz.

A Enactus UEM foi fundada no dia 31 de agosto de 2013 por meio da iniciativa de 10 estudantes. Eles construíram juntos, ao longo daquele ano, uma organização que estaria disposta a crescer e a utilizar da ação empreendedora a possibilidade para atingir o progresso. Atualmente, o time possui dois projetos em execução, o Despertar e o Raízes e Asas, bem como o Maná, um projeto em fase de desenvolvimento.