Concierto Maringa 2 1

Francisco Gil é considerado um dos músicos mexicanos de maior projeção internacional, com apresentação em dezenas de países

O violonista mexicano Francisco Gil vai ministrar, nesta terça-feira (31), às 13h30, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma Masterclass para os estudantes do curso de Música da instituição. A atividade, expressão inglesa que se refere a uma aula dada por um especialista detentor de notório saber em determinada área do conhecimento, ocorrerá no bloco 8, na sala 8, do Departamento de Música (DMU).

As inscrições poderão ser feitas na secretaria do DMU, a uma taxa de R$ 20,00 para acadêmicos e de R$ 50,00 para membros da comunidade externa, com emissão de certificado.

Além disso, na quinta-feira (2), às 20 horas, Gil fará um concerto gratuito na Casa de Cultura Alcídio Regini, no bairro Jardim Alvorada.

Um dos músicos mexicanos com maior projeção internacional na atualidade, Gil já se apresentou no México, Estados Unidos, Holanda, Suíça, Inglaterra, França, Itália, Espanha, Alemanha, Hungria, Malásia, Singapura, Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Peru e Uruguai.

Natural da Cidade do México, Francisco Gil se graduou com menção honrosa nos conservatórios Nacional de Música (México) e Antonio Vivaldi de Alessandria (Itália).

Durante a carreira, atuou como solista da Orquestra de Câmara de Puebla, Orquestra Sinfônica Michoacán (ambas no México), Orquestra Sinfônica de Kuala Lumpur (Malásia) e da Orquestra de Câmara de Mont Blanc (França). 

Francisco Gil

Entre as propostas do violonista, está a busca do resgate do repertório latino-americano e espanhol que constituiu a cultura guitarrística do continente. Desta forma Gil, tem entre seus compositores prediletos na América Latina o brasileiro Francisco Mignone, o argentino Gilardo Gilardi, o mexicano Manuel Ponce e o venezuelano Antonio Lauro. 

Em Maringá, o violonista apresentará um concerto inteiramente dedicado às obras de seu conterrâneo, Manuel Ponce, em homenagem aos 70 anos de morte do grande compositor mexicano.

Além de professor no Conservatório de Música do Estado do México, Francisco Gil tem realizado cursos e conferências no Brasil, Uruguai, Argentina, Estado Unidos, Espanha, Itália e Suíça.

A presença dele na UEM é uma realização da Universidade, por meio do Departamento de Música em parceria com a Secretaria de Cultura de Maringá e o Programa de Fomento das Músicas Ibero-americanas - Ibermusicas, da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

 

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv