ouvintes 2 A 02 08

Serão exibidos sete filmes, às quartas-feiras

Você já se deu conta de que a ciência é tema de várias produções do cinema? Há seis anos, um grupo da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vem chamando atenção para essa questão. Em 2018, a proposta ganha nova versão na VII Mostra de Cinema e Divulgação Científica, marcada para começar dia 8 de agosto.

“A divulgação científica é tema da disciplina Metodologia da Popularização do conhecimento Científico, do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia, o PBF. Durante as aulas, discutimos a importância de se falar de ciência para o público em geral e como falar sobre isso, no sentido de esclarecer alguns enganos e incentivar as pessoas, principalmente os estudantes, a se envolverem com o tema”, explica a professora Débora Sant’ Ana, coordenadora do mestrado e responsável pela disciplina, que tem o apoio da jornalista da Assessoria de Comunicação da UEM, Ana Paula Machado Velho.

A Mostra de Cinema 2018 vai exibir sete filmes de diferentes gêneros. Antes da exibição, uma dupla de alunos fará uma apresentação do tema da produção. Depois de assistir ao filme, os presentes vão participar de debates que possibilitem chamar atenção para as abordagens do filme. “A ideia é destacar, de forma crítica, as questões científicas e sociais, além de abordagens psicológicas, políticas e de ordem de saúde pública”, explicou a aluna Kesia Gentil, uma das responsáveis pela divulgação da Mostra.

O evento começa dia 1º de agosto e vai até 26 de setembro. As atividades ocorrerão sempre às quartas-feiras, das 19 às 23 horas, no bloco 330, do câmpus da UEM em Maringá, onde funciona o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi). A programação é aberta ao público em geral. Os interessados em participar devem se inscrever no site do Mudi (http://www.mudi.uem.br/i). Para concluir a inscrição é necessário realizar o pagamento da taxa no valor de R$35,00, que dá direito a frequentar todas as atividades do evento e receber um certificado de participação de 30 horas.