turma

Edital garante apoio financeiro para o curso, repassado pelo Ministério da Educação, por meio da Capes

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi a única instituição de ensino superior do Paraná a ter uma turma de Pedagogia Parfor (Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) contemplada num edital lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ao vencer o Edital, a UEM garante, para a turma de Pedagogia inscrita, apoio financeiro para o pagamento dos professores (bolsa) e a ajuda de custo para a manutenção do curso.

O Parfor é uma ação da Capes visando induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula.

Leonor na audiencia

Os professores da turma contemplada são da rede pública e haviam feito inscrição na plataforma Freire em janeiro de 2018. Órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), a Capes analisou se a instituição proponente apresentava os documentos exigidos no edital, atribuindo nota de 0 a 10 às turmas indicadas nas propostas, tomando por base a distância entre o município de maior demanda e o município de implantação da turma e a maior quantidade de demandantes no município de implantação da turma (viabilidade de implantação da turma).

Coordenadora do Parfor na UEM, Leonor Paini, enaltece o apoio do setor de projetos da Pró-Reitoria de Ensino (PEN), do Comitê Gestor, Reitoria, e dos departamentos de Teoria e Prática da Educação (DTP) e de Fundamentos da Educação (DFE).

Leonor com Fátima

Ainda segundo ela , é importante enfatizar que este edital não seria lançado este ano, mas foi viabilizado graças à luta do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Parfor (Forparfor). A entidade conseguiu uma audiência pública no Congresso Nacional, em abril, presidida pela senadora Fátima Bezerra (PT/RN), com o objetivo de garantir a continuidade do Programa e a abertura de um edital. Na primeira foto, Leonor está com os colegas do Forpafor da Região Sul; na audiência pública, em Brasília; e, na terceira, com a senadora Fátima Bezerra.