cartaz 3

Atividade feita por alunos de Serviço Social buscou interagir com a comunidade sobre temas como o abuso no ambiente universitário

Estudantes do segundo ano do curso de Serviço Social, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV), em Ivaiporã, fizeram, nas duas primeiras semanas de julho, uma intervenção para abordar temas polêmicos junto à comunidade de agentes universitários, alunos e professores.

Os estudantes colaram cartazes que versavam sobre algumas questões como feminismo, legalização do aborto, legalização da maconha e os abusos sofridos no ambiente universitário.

A comunidade interagiu escrevendo nos cartazes afixados e, na avaliação dos organizadores da atividade, acredita-se que as respostas obtidas refletem a cultura universitária do CRV, que abrange, além de Serviço Social, os cursos de História e Educação Física.

cartaz 1

Uma das perguntas que mais gerou reação foi a que indagava se a pessoa já havia vivenciado ou presenciado algum tipo de abuso no câmpus.

"Sim, várias vezes"; "Abuso social, psicológico, físico", foram algumas das respostas. Além disso, diante da pergunta "O que é feminismo para vc?", as pessoas responderam, por exemplo, que "é empoderamento, é andar na rua com outra mana sem medo de correr perigo" e "um movimento que busca a igualdade política, econômica e social entre homens e mulheres".

A intervenção dos estudantes de Serviço Social no Câmpus Regional do Vale do Ivaí é fruto da disciplina "Psicologia Social", ministrada pelo professor Marcos Shiozaki.