bannerl

Ideia da Mostra, nos dias 17 e 18, na travessa Jorge Amado, é mostrar aos cidadãos como a ciência interfere no cotidiano deles

Alunos de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estarão presentes, nos dias 17, entre 14h e 22h, e 18 de agosto, entre 9h e 17h, na Travessa Jorge Amado, ao lado Mercadão Municipal, à disposição da população para apresentar e esclarecer informações sobre projetos científicos desenvolvidos por eles na instituição, em mais uma edição do evento "Ciência na Praça".

Os estudantes ficarão alocados em quatro tendas de 7X10 metros, instaladas no espaço da Travessa. Além disso, o evento contará com apresentações culturais de grupos da UEM, em um palco também alocado no mesmo espaço.

As atividades da Mostra Ciência na Praça 2018 terão o engajamento dos programas de pós-graduação da Universidade e de seus pós-graduandos, não só participando do evento, com apresentação de seus trabalhos, como também contribuindo na sua organização.

Neste ano, a Mostra contará, além do apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da secretaria de Cultura, com o patrocínio do Mercadão de Maringá, que passará ser o patrocinador oficial do evento.

A II Mostra Ciência na Praça está sendo organizada pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEM. É um evento que pretende, a exemplo da primeira mostra, estimular a apresentação de trabalhos desenvolvidos por pós-graduandos da UEM, das mais diversas áreas do conhecimento, com o intuito de promover e popularizar a pós-graduação e a ciência, mostrando à população de Maringá como a ciência interfere e está presente no seu cotidiano.

Embora sejam de cunho científico, os trabalhos serão apresentados em uma linguagem coloquial, para que o cidadão comum seja capaz de compreender não só o trabalho em si, mas também de relacionar com as atividades desenvolvidas rotineiramente, para que o mesmo possa fazer um juízo de valor sobre suas atividades e ainda ter ideia de como a ciência contribui para a resolução dos problemas que afetam o seu dia a dia.

"A Universidade deve estar aberta para demonstrar para a população, de forma democrática, sua responsabilidade social e seu comprometimento com a difusão do conhecimento, de modo a contribuir para que o cidadão conquiste sua cidadania e, consequentemente, adquira maior consciência sobre seus atos, e por eles se responsabilize", diz a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Célia Regina Granhen.

A PPG busca transformar a Mostra Ciência na Praça em um evento anual e pretende que os resultados dos trabalhos científico, tecnológicos, sociais e culturais, desenvolvidos na Universidade, sejam divulgados para além de seus muros, de forma a chegar até à comunidade externa. Com isso, contribuirá para diminuir a distância que há entre a universidade e a sociedade, para que esta possa opinar e acompanhar o desenvolvimento desses trabalhos, que, de maneira direta ou indireta, podem permitir a identificação de seus direitos e deveres, além de contribuir para a incorporação dos benefícios sociais que o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica traz para a vida cotidiana dos cidadãos.