carbobo 14082018

O pesquisador Jossano Marcuzzo estará em Maringá no dia 14 de agosto

A palestra Fibra de Carbono Ativada: da produção à aplicação será ministrada pelo pesquisador Jossano Marcuzzo, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), no dia 14 de agosto, a partir das 14 horas, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Engenharia, que fica no Bloco C67, no câmpus sede da UEM (Universidade Estadual de Maringá).

Marcuzzo é tecnólogo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) e doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atua no ensino superior nas áreas de materiais ligados a estruturas aeronáuticas e de física e química dos materiais. Entre suas pesquisas, destacam-se os projetos sobre materiais carbonosos, materiais compositos, comportamento mecânico, químico e fisíco reciclagem de estruturas de estruturas aeronáuticas. Nos últimos anos tem se dedicado a materiais em matrises energéticas. Na área industrial é atuante no controle estatístico de processos e no desenvolvimento de maquinas e processos para a fabricação de fibras PAN oxidadas, fibras de carbono e sua versão ativada.

Organizam o evento o Laboratório de Gestão, Controle e Preservação Ambiental (LGCPA) e o Departamento de Química (DEQ), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG). O Laboratório de Gestão Controle e Preservação Ambiental, do Departamento de Engenharia Química, foi criado em 1995, consolidando uma linha de trabalho que vinha sendo desenvolvida, em caráter de orientação em iniciação científica, desde 1993. Este laboratório faz parte da área de Gestão, Controle e Preservação Ambiental do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química do DEQ/UEM.