Ze

O professor José Antonio Martins, pós-doutor em Filosofia, vai proferir a palestra no dia 28 de agosto, a convite do PLE

O professor José Antonio Martins, do Departamento de Filosofia (DFL), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vai ministrar, no dia 28 de agosto, a partir ds 8 horas, no Bloco G-34, câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a palestra "Os problemas das traduções filosóficas".

Sob a coordenação da professora Liliam Cristina Martins, do Programa de Pós-Graduação em Letras, da UEM, a palestra ocorrerá na sala 203, auditório do Programa, e tem como público alvo alunos e professores do PLE, alunos e professores de outros cursos ligados ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), alunos de graduação em Letras e cursos afins, e, ainda, aos demais interessados.

Na conferência, Martins vai abordar tópicos como a tradução como um estilo filosófico, a metodologia de tradução de Guilherme de Moerbeke (século XIII), e a dificuldade na tradução de O Principe, de Nicolau Maquiavel.

O palestrante é graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Filosofia também pela mesma instituição. Fez estágio sanduiche na Università di Pisa, na Itália, e pós-doutorado em Filosofia pela Università di Padova, também na Itália.

Professor associado da UEM, possui experiência na área de Filosofia, com ênfase nas áreas de filosofia política, história da filosofia medieval e teoria política clássica, ensino de filosofia e formação docente.

Martins trabalha na pesquisa com temas como o pensamento político de Maquiavel e do Renascimento italiano, o aristotelismo político medieval e republicanismo.

As inscrições para a palestra podem ser feitas na secretaria do PLE, Bloco G-34, sala 001 (térreo), a partir desta quinta-feira (16), mediante pagamento de R$ 5,00. Serão emitidos atestados de participação.

A promoção do evento é do PLE. Outras informações pelo telefone (44) 3011-4830 ou e-mail "sec-ple@uem.br".