Tools

TVOrientaçãoProfissional

As vagas são limitadas e destinadas a pessoas que tenham no mínimo 15 anos

A Unidade de Psicologia Aplicada (UPA), ligada ao Departamento de Psicologia (DPI) da UEM (Universidade Estadual de Maringá), está com inscrições abertas para o programa contínuo de Orientação Profissional em Clínica do Trabalho. Gratuito, o programa é direcionado a pessoas com necessidade de orientação especializada, relativa a questões ligadas à escolha, atividade, ocupação e identidade profissional.

"Temos lidado na atualidade com diversas formas de sofrimentos vividos pelos adolescentes em situação de escolha ocupacional, que vivenciam grande pressão social, familiar e escolar. Alta competitividade no vestibular, dúvidas e angústias relativas ao sucesso ou fracasso. Isso tem gerado o aumento de quadros de depressão, ansiedade, inibição, e até mesmo, tentativas de suicídios, e tem sido cada vez mais acompanhados do uso e abuso de medicações psiquiátricas", afirma o coordenador do Programa e professor do Departamento de Psicologia, Marco Antônio Rotta Teixeira.

Teixeira explica ainda que em outros momentos, como durante a faculdade ou na inserção no mercado de trabalho, também se verifica o aumento de ansiedades e sofrimentos relativos ao futuro profissional. "Esta modalidade de atendimento, que já acontece há cinco anos na clínica de psicologia da UEM, foi pensado para atender à demanda do aumento de sofrimento psíquico relativo ao mundo do trabalho no contexto atual. Em nosso tempo, o trabalho se tornou grande fonte de realização e prazer, mas também, fonte de angústias e sofrimentos, incrementados pelas altas exigências e incertezas que acompanham a vida ocupacional", ressalta o professor.

O serviço de atendimento trabalha com o conceito de escolha e identidade profissional ampliado, entendendo que ambos são processos construídos pelo sujeito em sua trajetória de vida singular, e são multideterminados por influências sociais, familiares, culturais e econômicas, entre outras.

O objetivo da Orientação Profissional é propiciar autonomia, envolvimento e informação no processo de construção da escolha e identidade profissional. Para isso, é imprescindível a participação ativa do orientando neste processo, trazendo questões, dúvidas, realizando as atividades pertinentes e as pesquisas na busca orientada de informações ocupacionais. Além de comparecer regularmente aos encontros nos horários determinados.

Os encontros acontecem semanalmente na Unidade de Psicologia Aplicada no período da tarde ou início da noite. Estão previstas cerca de 12 sessões em grupo ou individuais, compostas de técnicas que possibilitarão conhecer e refletir mais profundamente as questões ligadas à escolha de uma profissão, a identidade profissional, as dificuldades encontradas atualmente no mundo do trabalho e no meio social. Serão trabalhados também os medos, dúvidas, inseguranças e ansiedades relativas ao momento de escolha profissional e inserção no mercado do trabalho, o que caracteriza os atendimentos também como terapêuticos. O método utilizado é o clínico, com base nas Clínicas do Trabalho atuais. O atendimento faz parte da formação profissional em Psicologia do Trabalho, e será realizado por alunos do quinto ano do curso de Psicologia da UEM, supervisionados pelo docente responsável.

As vagas são limitadas e destinadas a pessoas que tenham no mínimo 15 anos. Mais informações e inscrições com Gleisi Volponi Mortean pelo telefone (44) 3011-9070.