1624354425fda176408b90a705d9a369

As inscrições devem ser efetivadas de 27 de agosto a 5 de setembro

O Departamento de Farmacologia e Terapêutica e o Biotério Central da UEM (Universidade Estadual de Maringá) promovem o curso Manejo e Ciência de Animais de Laboratório. A proposta é oferecer informações básicas sobre bem-estar animal, abrangendo características fisiológicas, comportamento, reprodução, nutrição nas espécies de maior utilização, bem como noções sobre sua produção em biotérios e posterior utilização em pesquisas.

As inscrições devem ser efetivadas, no período de 27 de agosto a 5 de setembro, na secretaria do Departamento de Farmacologia e Terapêutica, Bloco K-68.

O público-alvo abrange todas as pessoas envolvidas na execução de protocolos de pesquisa e ensino, atendendo assim uma normativa do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal que pede conhecimento dos princípios éticos aplicáveis à experimentação animal para quem atua com protocolo de pesquisa ou ensino com grau de invasividade nível 3 ou 4.

O curso será oferecido sem custos para acadêmicos da UEM. Para não acadêmicos e comunidade externa o valor é R$ 100,00.

Com aulas teóricas e práticas, o curso será ministrado de 11 a 21 de setembro, sob coordenação da médica veterinária Vânia Antunes, do Biotério Central.

Entre as disciplinas ofertadas estão: legislação e ética na utilização de animais de laboratório; classificação de biotérios e seu papel na universidade;  manejo das principais espécies de animais de laboratório; edificação, barreiras físicas, controle ambiental (macro e microambiente), sanidade e genética de animais de laboratório e sua influência na pesquisa; analgesia, anestesia, cuidados nos procedimentos experimentais invasivos e pós-operatório, entre outros.

Informações pelo endereço eletrônico vantunes@uem.br ou pelos fones 44 3011-4869 e 3011-4320.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv