2018 09 04 Segundo Turno Eleição UEM IMG 8205 Editar

Esta é a previsão da Comissão Eleitoral sobre o processo de apuração; votação, em segundo turno, está ocorrendo hoje (4)

Caso não haja nenhum empecilho, a Comissão Eleitoral acredita que no máximo às 11 horas de amanhã (5) tenha sido encerrada a apuração dos votos da eleição, em segundo turno, para a Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), iniciada hoje cedo e prevista para encerrar às 22 horas desta terça-feira.

Segundo o presidente da Comissão, professor Ricardo Gardiolo, no primeiro turno a votação em separado de alguns eleitores resultou em vários pedidos de impugnação de urna, mas como a situação foi resolvida ele espera que desta vez o trabalho de contagem seja mais rápido.

Antes de iniciar a apuração propriamente dita, é feita a conferência dos votos com a lista de votantes. Depois, as cédulas são separadas por categoria (estudantes, agentes universitários e professores), para em seguida, dar início à contagem, a ser feita no auditório do Dacese a partir das 8 horas.

No câmpus de Maringá foram instaladas 31 urnas, 3 no hospital universitário e 28 no Restaurante Universitário. Ao todo, são 40 urnas, incluindo a da base avançada de Porto Rico e as de Céu Azul e Assaí, para atender os alunos da educação a distância no caso de não estiverem mais próximos do câmpus ao qual esteja ligado o polo a que pertencem.

2018 09 04 Segundo Turno Eleição UEM 2018 09 04 Segundo Turno Das Eleiçoes Para Reitor MG 8293

Com pouco mais de 29 mil votantes, o colégio eleitoral da UEM é composto por cerca de 2.500 agentes universitários, 1.700 professores e mais de 20 mil estudantes. Até a metade da manhã o clima de votação era tranqüilo e, segundo a Comissão Eleitoral, nenhuma ocorrência havia sido registrada.

Duas chapas disputam os votos de docentes, discentes e agentes universitários. A Chapa 2 (UEM de Todos) tem os professores Roberto Cuman e Leandro Vanalli como postulantes aos cargos de reitor e vice-reitor. A Chapa 3 (Avançar e Inovar) tem os professores Julio Damasceno e Ricardo Dias como postulantes aos cargos de reitor e vice-reitor.

Para votar, é necessário levar um documento de identificação com foto, que pode ser o RG, a carteira funcional ou carteira de estudante, por exemplo.

O Conselho Universitário (COU) vai se reunir no dia 10 de setembro para homologar os nomes dos vencedores, que deverão ser nomeados pelo Governo do Estado.

A posse dos novos dirigentes da UEM será no dia 10 de outubro, para o mandato de quatro anos. Acesse o site oficial das eleições para acompanhar o calendário e demais informações sobre o processo eleitoral.

Veja aqui os horários de votação em todas as seções eleitorais.