banner 2

Com ampla programação, evento começa na quarta-feira (19), trazendo palestrantes do Insper e do IBGE

Com palestrantes do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), de São Paulo, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a 33ª Semana do Economista 2018, que começa na próxima quarta-feira (19), no bloco C-34, câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM) terá como foco o debate sobre "Políticas Públicas no Brasil: Cenários e Perspectivas".

O evento vai se estender até o dia 21 de setembro, reunindo alunos e professores de graduação e pós-graduação em Ciências Econômicas e de áreas afins, autoridades, representantes de classes e membros da comunidade regional.

A temática visa proporcionar aos participantes a discussão sobre como esse cenário da política pública vem sendo abordado no Brasil sob a perspectiva econômica.

Além de palestras e conferências, o evento terá apresentações de artigos científicos e vários minicursos, abordando assuntos como educação financeira, técnicas de avaliação de impacto, mercados futuros e de capitais, aspectos econômicos e legais da transferência de tecnologia e startups, e introdução ao R (Econometria Aplicada).

Embora as atividades terão início no dia 19, às 8 horas, por meio de minicursos, a cerimônia oficial de abertura ocorrerá às 19h30, com a presença das autoridades e a entrega do prêmio "Ney Marques de Economia".

Na primeira palestra, no dia 19, às 20h20, o professor Naércio Menezes, do Insper/USP, vai falar sobre a “Educação e crescimento com justiça social no Brasil”. Naércio também coordena o Centro de Políticas Públicas do Instituto. O professor Antonio Carlos de Campos, do DCO, da UEM, será o moderador do debate a ser iniciado em seguida.

A segunda palestra, marcando o encerramento da Semana, será proferida pelo professor Paulo Jannuzzi, do IBGE, abordando a questão dos "Desafios daaAvaliação de políticas e programas em tempos de Crise: a disputa entre eficiência econômica e efetividade social".

Jannuzzi é professor do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). O professor Marcos Roberto Vasconcelos, do DCO, da UEM, atuará como moderador do debate.

Outras informações sobre a Semana do Economista da UEM no site, e-mail "klbondezan@uem.br" ou telefone 3011-4905, com a professora Kézia de Lucas Bondezan, do DCO, da UEM, coordenadora do evento.