convenio cpb uem 20180914 1431186647

Assinatura de convênio garante projetos com a Universidade até 2020

Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Departamento de Educação Física (DEF), celebrou, nesta sexta-feira (14), um Termo de Cooperação Técnica com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Este convênio tem o objetivo de aplicar o conhecimento em Ciências do Esporte, gerado pela UEM, no aprimoramento do desempenho das seleções esportivas nacionais e a implantação do Laboratório Paralímpico de Pesquisa, Avaliação e Inovação em Esportes Paralímpicos. A iniciativa também deve oferecer formação e habilitação profissional a diferentes áreas do conhecimento em benefício do esporte paralímpico.

Para apresentação e formalização da cooperação, esteve presente o vice-presidente do CPB, Ivaldo Brandão Vieira. Segundo ele, o convênio serve para dar apoio jurídico às relações entre o Comitê e a Universidade, dando viabilidade às pesquisas. “Trata-se de uma área carente, portanto, temos de nos apropriar do conhecimento das universidades, disponibilizando as informações, que partirá da UEM para todo o País”, certifica.

Para o professor do DEF, Décio Calegari, o trabalho realizado pelo Programa de Atividade Fisica Adaptada (Proafa), juntamente com demais instituições paradesportivas regionais, possibilitou a oficialização do convênio, que deve durar até 2020. Ainda de acordo com Calegari, o bom aproveitamento da parceria firmada pode fazer da região de Maringá referência em esportes paralímpicos.

A oficialização do convênio também oferece garantias de novos projetos de extensão, difundindo ainda mais as áreas relacionadas ao paradesporto. “A cooperação oferece condições para envolvimento mais incisivo da comunidade com os eventos paralímpicos regionais. Isso contribui com o fortalecimento atletas”, acrescenta Calegari.

Levando em conta o aspecto interdisciplinar e, ainda, para continuidade às ações, entidades envolvidas devem mobilizar professores e acadêmicos de vários departamentos pela UEM para dar direcionamento a possíveis projetos de pesquisa relacionados às modalidades paralímpicas.

Esteviram presentes na cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação o reitor da UEM, Mauro Baesso, o diretor administrativo da Secretaria de Esportes de Maringá, Marco Aurélio Rocha, o diretor do Escritório Regional do Esporte e do Turismo de Maringá, Luciano Pozza, o chefe do Departamento de Educação Física da Universidade, Claudio Kravchychyn, além de atletas paralímpicos de Maringá.