Tools

orques

No programa, obras de grandes compositores, de diferentes nacionalidades e estilos, que marcaram suas épocas

A Orquestra de Câmara da Universidade Estadual de Maringá fará duas apresentações gratuitas esta semana, a primeira, amanhã (18), no auditório do PDE (bloco B-33), câmpus sede da UEM, e a segunda, na quinta-feira (20), em Ourizona, no auditório Rocha Pombo, ambas às 20h30.

É a continuidade da temporada 2018, na qual a Orquestra convida a todos para sua 2ª série de concertos, iniciada no último dia 13 de setembro, sob a regência do Maestro Marcello Stasi.

No programa, obras de grandes compositores, de diferentes nacionalidades e estilos, que marcaram suas épocas. De início, um personagem bastante conhecido pela famosa obra “As quatro estações”, o italiano Antonio Vivaldi, compositor do período barroco, que aparece no repertório com a Sinfonia em Dó Maior, escrita originalmente com abertura da ópera L’incoronazione di Dario.

Ainda da Itália, será executada, do compositor do período romântico, Giovanni Bottesini, o “Concerto para Contrabaixo nº 2 em Si menor”, com a participação do solista e professor da UEM, José Roberto Vianna.

Do brasileiro Carlos Gomes, a Orquestra vai interpretar a Sonata para Cordas, “O Burrico de Pau”. Datada de 1894, esta composição é uma das poucas obras estritamente instrumental deste célebre compositor de óperas e canções. 

Curiosamente, segundo a biógrafa Lenita Nogueira, conta-se que a inspiração para o quarto movimento, do qual deriva o nome da sonata, foi um sonho que o compositor teve, em que ele, montado em um pequeno cavalo de madeira, cavalgava em direção ao céu.

E para completar o programa, o espetáculo terá o famoso tango “Por una Cabeza”, do argentino Carlos Gardel, eternizado no filme “Perfume de Mulher”, de 1992.  Outras informações sobre o evento podem ser obtidas na página do Facebook.

Serviço

Data: 18 de setembro de 2018 (terça- feira)

Horário: 20h30

Local: auditório do PDE (Bloco B-33), câmpus sede da UEM

 

Data: 20 de setembro de 2018 (quinta-feira)

Horário: 20:30

Local: uaditório Rocha Pombo

Endereço: avenida XV de Novembro, 297 - Ourizona