qualifica 2

Os finalistas do Prêmio sairão de etapa seletiva em 17 regionais de saúde; experiências serão apresentadas por alunos de Odontologia

Com apresentações de relatos de experiências de gestão bem sucedidas, desenvolvidas pelos alunos do curso de Odontologia, e colocadas em prática em seus locais de trabalho, ocorrerá, no dia 19 de outubro, no auditório do PDE, bloco B-33, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), das 8 às 17 horas, o 4º Encontro de relatos de experiências exitosas da Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal, além da 2ª Edição do Prêmio Inovação da Gestão em Saúde Bucal.

O evento vai marcar o encerramento do 4º ciclo do curso "Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal". Semi-presencial, este curso é ministrado para profissionais da Odontologia e de outras áreas da saúde do serviço público do Paraná.

Nesta quarta etapa, o curso se encontra numa onda formativa em que, inicialmente, os coordenadores regionais de saúde bucal são formados e, por sua vez, reproduziram o curso para coordenadores municipais de saúde bucal e, estes, para suas equipes. Nesta etapa, o trabalho interprofissional foi o desafio a ser enfrentado para os problemas de saúde bucal.

As atividades iniciaram a partir de um convênio firmado, em 2010, entre a UEM e o Ministério da Saúde. A estrutura pedagógica do curso foi organizada pelos professores  Mitsue Fujimaki, Raquel Sano Suga Terada e Luiz Fernando Lolli, do Departamento de Odontologia (DOD).

Esta estrutura se baseia no diagnóstico da gestão local, reflexões sobre suas fortalezas e deficiências, implementação de propostas de intervenção de acordo com as necessidades identificadas, e o relato das mudanças realizadas no processo de trabalho, tendo a base o estudo e a discussão em grupo.

Além disso, ao final do curso os alunos devem fazer o registro do diagnóstico inicial, dos avanços ao longo do curso e realizar o planejamento estratégico.

A 1ª etapa do Prêmio está sendo realizada nas 17 Regionais de Saúde participantes do curso, que selecionará o primeiro colocado para participar da etapa final, em Maringá.

No evento do dia 19 de outubro, cada experiência exitosa apresentada pelos alunos será avaliada por uma banca convidada, composta por representantes da Coordenação Nacional de Saúde Bucal (gestão 2003 a 2015), Coordenação Estadual de Saúde Bucal do Paraná, Conselho Federal de Odontologia, Conselho Estadual de Saúde, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná, e da Coordenação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) do Paraná. Os três melhores trabalhos serão premiados.

A inscrição será feita por meio do link e será emitida uma declaração de participação do evento. Outras informações pelos telefones (44) 3011-9051 e 3011-9052.

Serviço

O que é: 4º Encontro de relatos de experiências exitosas da Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal e 2ª Edição do Prêmio Inovação da Gestão em Saúde Bucal

Data: 19 de outubro

Horário: 8 às 17 horas