idoso no transito

Atividades serão desenvolvidas com a população idosa em setores da cidade, com envolvimento de profissionais da Universidade

A partir do lançamento ocorrido na última sexta-feira (21), na Universidade Estadual de Maringá, o projeto "A pessoa idosa e o trânsito" deve ser levado para locais com grande concentração de idosos na cidade, imbuído de ações visando reforçar a prevenção de acidentes nesta faixa etária.

Professores e pesquisadores da UEM também estarão envolvidos em atividades com enfoque na conscientização e orientação dos idosos sobre os cuidados que devem ter como condutores de veículos e como pedestres.

A cerimônia de lançamento do projeto lotou o auditório do bloco I-12, câmpus universitário, reunindo principalmente pessoas idosas, a maioria alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da UEM.

A professora Débora Regina de Oliveira Moura Abreu, do Departamento de Enfermagem (DEN), fez palestra abordando a questão do idoso e a mobilidade urbana e apresentou um relato de experiência com o título "As fraturas que não se vêem".

Ainda na palestra, Débora também mostrou os dados epidemiológicos mundiais, nacionais, estaduais e municipais sobre acidentes e falou sobre as principais políticas nacionais de trânsito e o impacto no Estado do Paraná.

Na mesma cerimônia, o coordenador do Programa Vida no Trânsito em Maringá, Rafael dos Santos Martins, da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), fez a apresentação do projeto "A pessoa idosa e o trânsito", da Semob.

palhaços

Além de ter feito parte da programação da Semana Nacional do Trânsito na cidade, o evento integrou o Programa Vida no Trânsito (PVT), ao qual estão ligadas as professoras Thais Aidar de Freitas Mathias e Débora Regina de Oliveira Moura Abreu, do Departamento de Enfermagem (DEN), na condição de integrantes da Comissão de Dados do PVT.

Também compareceram ao evento na UEM representantes de secretarias municipais, Câmara Municipal, Polícia Militar e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDCI).

Débora, que defendeu tese sobre mortalidade no trânsito no Paraná, ao lembrar o impacto disso na saúde disse que as mortes são apenas uma ponta do iceberg nos acidentes de trânsito, que sobrecarregam os serviços de urgência, ortopedia, neurologia, sioterapia e reabilitação.

Ao final, o empresário Edson Aneli fez um relato que comoveu os participantes. Num acidente de trânsito, durante uma tentativa de ultrapassagem, ele perdeu toda a família. "Peço a todos para se respeitarem no trânsito, principalmente nós, com mais de 60 anos, que precisamos ter uma atenção especial".

Óculos e Simulador

No sábado, estudantes do curso de Enfermagem da UEM, sob a orientação de Débora, participaram de diversas atividades relacionadas à Semana do transito, nas imediações do estádio Willie Davids, e, no domingo, no Parque do Ingá, atendendo a população maringaense.

Nestas atividades, junto com profissionais da Semob e outros órgãos, ocorreram abordagens educativas de segurança no trânsito e prevenção de acidentes, com a utilização de óculos de simulação de embriaguez, Simulador de Capotamento e Grupo "Trânsito Legal".

Os óculos têm lentes que distorcem a visão, simulando os efeitos do consumo do álcool ou da debilitação causada pelas drogas ao corpo. Eles ão fáceis e seguros de se utilizar. Combinando os óculos com tarefas normalmente simples, como andar aos redor de cones, tocar as mãos e tocar nas pontas dos dedos, foram criadas demonstrações eficazes de debilitação.

O simulador de capotamento tem o objetivo de mostrar a importância do uso do cinto de segurança. A população pôde vivenciar, de forma segura, uma experiência real do que acontece no momento de um capotamento, ampliando a sensibilidade de adotar hábitos mais seguros no trânsito.

A Semana Nacional de Trânsito em Maringá termina, amanhã (25), e tem o envolvimento da Semob, com o apoio de vários órgãos públicos e outras entidades.

Veja a galeria de fotos

banner mec fixo portaria 879 2022