melhores tccs crea pr

Os vencedores foram anunciados no 25° Fórum de Docentes do CREA-PR

O Departamento de Geografia (DGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi contemplado em duas modalidades do Prêmio Destaque Profissional, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Paraná (CREA-PR) que teve como tema desta edição a Inovação no Processo de Ensino da Engenharia, Agronomia e Geociências. Os vencedores foram anunciados no 25° Fórum de Docentes do CREA-PR, que aconteceu na última semana em Guarapuava.

Na categoria “Educador Destaque”, regional de Maringá, recebeu o prêmio o professor do DGE, Eduardo Souza de Moraes, que é especialista em geomorfologia fluvial, evolução da paisagem e geografia aplicada.

Na modalidade “Melhores TCCs do Paraná”, na área de Agrimensura, foi premiado com o segundo lugar, o geógrafo Mateus Felini, formado em 2017, com o trabalho intitulado “Geormarketing: o caso dos supermercados de Maringá-PR”, sob a orientação do professor Oséias da Silva Martinuci.

“A geografia é mais conhecida pelas atividades de docência, mas há um mercado de trabalho importante e extremamente desafiador e interessante para o bacharel em geografia: o geógrafo. Esses prêmios, portanto, permitem mostrar a cara dessa outra geografia que tem seu lugar tanto nas instituições públicas quanto na iniciativa privada”, ressalta o professor Martinuci.

“Participar de concursos como este é importante para fortalecer o nome da Geografia entre as outras disciplinas, principalmente o bacharelado. É uma oportunidade de expor um pouco sobre as áreas de atuação do geógrafo, que às vezes não são muito conhecidas pela sociedade em geral”, ressalta Felini.

O TCC teve por objetivo compreender a correlação entre as características sociais dos locais e a distribuição espacial dos supermercados, condicionada pela configuração territorial. A importância se justifica no fato de que a distribuição desses equipamentos contribui na compreensão da desigualdade de acesso aos principais bens de consumo diários. “Observou-se que a maioria dos supermercados tende a se localizar nas áreas de maior concentração de pessoas, enquanto os maiores supermercados tendem a se localizar próximos aos locais com população de maior renda”, explica Felini.

Os contemplados participarão, ainda, do Encontro de Entidades de Classe que acontecerá na cidade de Foz do Iguaçu, nos dias 8 e 9 de novembro, momento em que será realizada a apresentação do TCC.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv