Semana do Idoso cartaz

Exibição de filme, conferências, e aulas de ioga e dança farão parte da programação do evento

O médico geriatra Antonio Carlos da Silva, de Maringá, abrirá, na próxima segunda-feira (1º), às 9 horas, as atividades da Semana do Idoso na Universidade Estadual de Maringá, ministrando a palestra “A Saúde do Idoso”. O evento é organizado pela Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da UEM.

A palestra ocorrerá no auditório do bloco B-33 (PDE). Com quase 30 anos de atuação profissional, o geriatra (foto abaixo) também é professor do Centro Universitário Ingá (Uningá).

antonio carlos da silva

Ainda na segunda-feira, a partir das 14 horas, o agente universitário Celso Ikedo, da UEM, vai ministrar a oficina “Fotografando com técnica e com o coração”. Será na sala 15, auditório do H-12.

Na terça-feira, às 9h30, no bloco I-12, será exibido o filme “Estão todos bem”.

É a história de um homem que sempre trabalhou numa fábrica de cabos telefônicos. Aposentado e viúvo há oito meses, Frank, interpretado pelo ator Robert De Niro, aguarda a vinda dos quatro filhos, espalhados em várias cidades, para um churrasco em família. Mas, de última hora eles desmarcam o compromisso. Querendo vê-los, Frank desobedece a recomendação do médico e decide visitar os filhos de surpresa em suas casas. Afinal, “eles estão todos bem”. Será que estão bem, mesmo?

Na quarta-feira (3), das 9 às 11 horas, a professora Diva Elvira Fagan, da Unati, do vai ministrar uma aula coletiva de Ioga. A atividade ocorrerá na sala de dança da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), bloco A-34.

Também na quarta-feira, às 14 horas, na sala 15 do auditório do bloco H-12, o professor Raymundo de Lima, do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e da Unati, vai proferir a palestra “Relacionamento Humano na Terceira Idade”.

Na quinta-feira (4), às 9 horas, no auditório do PDE, o professor Marcílio Hubner de Miranda Neto, do Departamento de Ciências Morfológicas (DCM), irá proferir a palestra “Viagens culturais em grupo: uma oportunidade para conhecer, conviver e aprender”.

Também na quarta-feira, às 10 horas, na sala de dança da PEC, a professora Eliane Regina Crestani Tortola, do Departamento de Educação Física (DEF), da UEM, vai ministrar uma aula coletiva de dança.

Às 14 horas, na sala 15 do auditório da PEC, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Cesar Pereira, vai ministrar a oficina ”O orçamento familiar e individual: para a terceira idade”.

Os interessados deverão fazer a inscrição até a data de início do evento, pelo email unati@uem.br, na secretaria da Unati (bloco 123), ao lado da Reitoria, ou pelo telefone (44) 3011-8995. A Semana do Idoso tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.