2018 09 28 Tese Dicionario Toponimico de Alagoas Dital MG 1506

Os estudos linguísticos são frutos da parceria entre as estaduais de Maringá e Alagoas por meio do Doutorado Interinstitucional (Dinter)

Na tarde desta sexta-feira (28), no auditório do bloco G-34, o doutorando Pedro Antônio Gomes de Melo (à direita da foto) defendeu a primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sobre toponímia. O trabalho é fruto da parceria entre UEM e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), por meio do Doutorado Interinstitucional (Dinter).

Sob o título Dicionário toponímico de Alagoas (Dital): municípios e seus aspectos linguísticos, o pesquisador procurou evidenciar através da linguística, que os nomes atribuídos aos municípios alagoanos não apenas identificam os lugares, eles também traduzem aspectos ideológicos, políticos e culturais em relação àquela comunidade.

Ainda de acordo com o pesquisador, não existe qualquer registro topográfico na área da toponímia do Estado de Alagoas. “O produto final da tese vai gerar um dicionário toponímico inédito para a região”, destaca.

O trabalho recebeu a orientação do professor permanente do PLE da UEM, Manuel Messias Alves da Silva (à direita da foto). Segundo o docente, nos últimos anos, o Programa tem procurado produzir, por meio do Núcleo de pesquisa em léxico geral e especializado do português contemporâneo, diversos trabalhos, dissertações e teses sobre lexicográficos e terminográficos.

Pela primeira vez, nosso grupo de pesquisa recebe uma proposta que foi muito bem desenvolvida pelo meu orientando, sobretudo por se tratar de um estudo que contempla os municípios alagoanos”, ressalta.

Além do orientador, participaram da banca julgadora o professor da Uneal, Cristiano Cezar Gomes da Silva, a professora  da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Fabiane Cristina Altino, e os professores do PLE, Juliano Desiderato Antonio e Jacqueline Ortelan Maia.

2018 09 28 Tese Dicionario Toponimico de Alagoas Dital MG 1517

Visitas especiais

Durante a defesa de doutorado defendida pelo pesquisador do PLE, a Universidade Estadual de Maringá contou com a presença do reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Clébio Correia de Araújo (à direita da foto).

Na ocasião, ele disse que a relações científicas entre UEM e Uneal são estratégicas para e Alagoas. “Temos apenas 12 anos de existência e ainda estamos nos consolidando. A parceria com a UEM é um fator imprescindível nesse processo de consolidação”, acrescenta.

Já para  o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Uneal, Marcelo Goes Tavares, os laços estreitos entre as duas instituições dão condições para que mais professores do Nordeste tornem-se doutores.

“É, certamente, uma contribuição de grande relevância para a sociedade alagoana, sobretudo no fomento de redes de pesquisa e fortalecendo as produções acadêmicas”, ressalta.