Tools

Cartaz CISDEM A4

Evento ocorre em outubro, na Espanha, e será retransmitido em novembro na UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai sediar, nos dias 7 e 8 de novembro, no auditório do Dacese, câmpus-sede, o 11º Forum internacional da Cátedra Iberoamericana-Suiza de Desarrollo de Medicamentos (Cisdem), da Universidade de Navarra, na Espanha.

Trata-se de um evento que ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro, na universidade espanhola, e que, em novembro, será retransmitido para a UEM, por meio da mobilidade virtual.

Dentre as atividades previstas serão promovidas duas mesas redondas para a discussão sobre os temas “Biosimilars” e “From lab to the patient”, que contarão com a participação de renomados profissionais da área. 

No dia 7 de novembro, na mesa redonda "Biosimilares", haverá debate abordando tópicos como "O que devemos saber sobre medicamentos biossimilares?", pelo professor Maria José García Sánchez; "Desafios na produção de biossimilares: sustentabilidade e desenvolvimento. Experiência da Cinfa Biotech", pelo professor Julio Masset; e "Biossimilares no mundo real. Eles estão aqui para ficar?", pelo professor Juan Miguel Diaz.

No dia 8, ocorrerá a mesa “From lab to the patient”, com a discussão sobre os tópicos "Nanomedicinas: do laboratório ao mercado", pelo professor Maite Agüeros; "Inovação na indústria farmacêutica", pelo professor Joaquim Amela; "Dissolução preditiva in vivo: fatores gastrointestinais relevantes e abordagens metodológicas", pela professora Maria del Val Bermejo.

Participarão, ainda, da discussão sobre os temas abordados os professores Juan Manuel Irache (Universidade de Navarra), Carmem Patrícia Barbosa, Osvaldo Albuquerque Cavalcanti e Nilza Cristina Buttow, da UEM.

A Cátedra Iberoamericana-Suiza de Desarrollo de Medicamentos (Cisdem) é um acordo de 30 grupos de diferentes países, com o objetivo de promover a colaboração e a transferência de informações sobre os avanços tecnológicos da indústria farmacêutica.

De acordo com a professora Silvana Marques de Araújo, coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), da UEM, o evento é uma atividade de internacionalização, visando proporcionar aos acadêmicos contato com conceitos e discussões internacionais, sem os trâmites/ônus do deslocamento, além de constituir uma ação de inclusão.

As inscrições serão feitas no Departamento de Ciências Morfológicas (DCM), da UEM, sala 9, a partir do dia 20 de outubro, das 8 às 11h30 e das 14 às 17 horas. Outras informações pelo site, pelos telefones (44) 99854-5456 e (44) 99148-2940; ou ainda pelo e-mail "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.".