SEMANA CIENTIFICA

Pesquisadores vão apresentar os dados levantados nos diferentes setores do Hospital

Começa, nesta segunda-feira (8), a Semana Científica do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). O evento celebra os 30 anos de existência do HUM e abre o período de comemorações, que será marcado pela realização do I Congresso do HUM e pelo II Congresso Médico de Maringá, que ocorrem entre os dias 11 e 13 deste mês.

Segundo a professora Elza Kimura, do Departamento de Farmácia da Universidade Estadual de Maringá (DFA/UEM), uma das maneiras de comemorar os 30 anos do HUM será uma ação que tem como foco dar reconhecimento ao pesquisador que atuou no Hospital e uma resposta aos setores do HUM que foram objeto de pesquisa.

“Nosso hospital produz uma enorme quantidade de dados que podem ser estudados e sistematizados para dar suporte a pesquisas que venham ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas e justificar a adoção de políticas públicas em saúde. A Semana Científica no Hospital é um pré-evento do I Congresso do HUM, entre os dias 8 e 10 de outubro. Vinte dois trabalhos serão apresentados aos setores que foram foco das pesquisas. Vamos fazer uma semana de devolutiva do pesquisador, dos resultados que ele obteve com a colaboração de um determinado setor”, disse a professora Elza, que também é coordenadora do Laboratório de Bioequivalência do HUM e encarregada da Comissão de Regulamentação de Atividades Acadêmicas do Hospital (Corea).

A Comissão é ligada à Assessoria de Ensino Pesquisa e Extensão (Depe), do HUM, que tem como gestor o professor Edson Arpini Miguel. Ambos organizaram os trabalhos que serão colocados em exposição nos diferentes setores do Hospital (foto).

Congresso – A professora ainda chama atenção dos servidores, pesquisadores e alunos do HUM para a realização do I Congresso do HUM e II Congresso Médico de Maringá. Especialmente, para dois cursos. O primeiro é Avaliação de Tecnologias em Saúde, que será nos dias 11 e 12, e tem como objetivo a criação do futuro Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) dentro do HUM. A ideia é capacitar as equipes para elaboração de Pareceres Técnicos baseados em evidências técnico-científicas.

O segundo será de Segurança do Paciente. Neste caso, “as atividades serão no dia 13 e têm como objetivo treinar as equipes do HUM para adotarem novas práticas de segurança dos usuários do hospital”, explicou a professora, uma das organizadoras do evento. Ela ainda chamou atenção para o fato de que já foi solicitada a inclusão dos cursos no Plano de Capacitação dos Agentes Universitário junto à Divisão de Treinamento da Universidade Estadual de Maringá (TDE/UEM), o que vai permitir que sejam utilizados para avanço na carreira técnica.

A inscrição para o Congresso deve realizada via boleto emitido sistema da UEM, o Gescomp. Ali deve ser emitida uma guia de recolhimento, com o código 5412, no valor de R$ 230,00. A taxa para os funcionários do HUM permanecerá fixa até a data do evento.