Logo Enade

Eles atingiram o Conceito 5; a maioria dos 44 cursos avaliados ficou com o conceito 4, que representa um desempenho muito bom

Sete cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) avaliados pelo Ministério da Educação conquistaram o conceito máximo 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), de acordo com dados divulgados, ontem (9), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC.

Os cursos com a nota máxima foram Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Sociais (licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia de Produção - Agroindústria, e Letras na habilitação Português/Inglês. Na avaliação do ano passado, com base nas provas de 2016, dois cursos da UEM atingiram a nota 5: Biomedicina e Odontologia. É preciso ressaltar, porém, que a cada ano a avaliação do Inep atinge áreas distintas.

Vale ressaltar, ainda, que a somatória de 44 cursos inclui as ênfases de cada graduação, a modalidade (presencial e a distância) e a categoria bacharelado ou licenciatura. O Conceito Enade foi calculado com base no desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017.

É feito por estudantes ao final dos cursos de graduação para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante.

Até o final do ano o Inep deve divulgar o Conceito Preliminar do Curso (CPC), que envolve a avaliação de cada curso da instituição. Por fim, será divulgada a nota do Índice Geral de Cursos (IGC), relativa à avaliação da Universidade, e que é resultante dos Conceito Enade e do CPC, além de outros fatores. Atualmente, a UEM está com o IGC 4.

Para o reitor eleito, Julio Damaaceno, o desempenho dos cursos da UEM é o resultado de muito esforço coletivo e investimento. "Temos um ambiente que favorece a formação de excelência. A UEM possui um quadro de servidores, técnicos e docentes, que se qualificam constantemente e que, na maior parte das vezes, se dedicam integralmente à Universidade".

Ainda segundo Damasceno, a UEM capta muitos recursos dos organismos federais, internacionais e privados e investe em infra-estrutura e laboratórios. "Outro fator é a formação dos nossos alunos, que vai além do ambiente das salas de aula e do ambiente acadêmico. Ou seja, qualidade do nosso quadro de servidores, o investimento e a integração com a sociedade, esse conjunto de fatores levam a uma formação de excelência validada pela nota do Enade e outros rankings nacionais e internacionais", conclui.

Mais de 530 mil

Em 2017 foram inscritos 537.360 estudantes concluintes, sendo 422.746 da modalidade presencial e 114.614 da modalidade de Educação a Distância (EAD). Foram avaliados 10.570 cursos, sendo 10.054 presenciais e 516 de EAD.

Participaram do Enade 2017 1.478 Instituições de Educação Superior e 44 Áreas de Avaliação. A logística de aplicação envolveu 1.497 municípios de todos os estados brasileiros. Foram 1.700 locais de aplicação.

A avaliação abrangeu estudantes do bacharelado nas áreas de Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia; e Sistema de Informação.

Também incluiu os acadêmicos do bacharelado ou Licenciatura em Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras - Português; Matemática; e Química. - Licenciatura em Artes Visuais; Educação Física; Letras - Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Letras - Inglês; Música; e Pedagogia. - Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação.

O Conceito Enade é um indicador calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Enade. É resultante da média ponderada das notas padronizadas dos concluintes na formação geral (25%) e no conhecimento específico (75%). O desempenho de todos os cursos do Brasil, inclusive o da UEM, podem ser vistos no site.