Tools

2018 10 19 Gestao do SUS em Saude Bucal MG 0136

Experiências executadas em todo o Paraná são apresentadas na UEM nesta sexta-feira (19)

Começou hoje (19), às 9 horas, no auditório do Bloco B-33, câmpus sede da UEM (Universidade Estadual de Maringá), o IV Encontro de Relatos de Experiências Exitosas da Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal. No fim da tarde ocorrerá a entrega da segunda edição do Prêmio Inovação da Gestão em Saúde Bucal.

O evento reúne os trabalhos executadas pelos participantes do Curso de Qualificação provenientes das regionais de saúde (RS) de Curitiba (2ª RS), Guamiranga (4ª RS), Guarapuava (5ª RS), Porto Vitória (6ª RS), Pato Branco (7ª RS), Salto do Lontra (8ª RS), Missal (9ª RS), Ubiratã (11ª RS), Umuarama (12ª RS), Maringá (15ª RS), Arapongas (16ª RS), Cambé (17ª RS) e Toledo (20ª RS). A capacitação é coordenada pela professora do Departamento de Odontologia da UEM, Mitsue Fujimaki.

A abertura oficial foi prestigiada com a presença do reitor da UEM, Julio Damasceno, que ressaltou a importância do curso para o planejamento das políticas públicas para saúde bucal em um país continental como o Brasil. Ele destaca ainda que a formação continuada é fundamental, pois a capacitação dos profissionais deve ser permanente.

Os trabalhos serão apresentados durante a manhã e a tarde desta sexta-feira. No fim do dia, às 16h30, será anunciado o melhor projeto, segundo critérios dos avaliadores.

Representando Maringá está o trabalho intitulado "Gestão do Cuidado em Odontologia na Estratégia Saúde da Família na Unidade Básica de Saúde Vila Vardelina, Maringá - PR", apresentado por Maria Ângela Yokoyama Nakamura.

Participaram da cerimônia o professor da Universidade de Brasília, Gilberto Alfredo Pucca Junior, o representante da 15º Regional de Saúde, Antonio Carlos Bastiani, o representante do Conselho Federal de Odontologia, Guilherme Fernandes Graziani, a coordenadora estadual de saúde bucal, Érika Feller, a professora do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Márcia Helena Baldani Pinto, e o chefe do Departamento de Odontologia da UEM, Angelo José Pavan.

Acesse a galeria de fotos.

uem tv