2018 10 24 Palestra Outubro Rosa MG 0439

Ação faz parte da programação do outubro rosa

O Ambulatório Médico e de Enfermagem da UEM (Universidade Estadual de Maringá) realizou nesta quarta-feira, dia 24, palestra para esclarecimentos sobre o câncer de mama. Destinado à comunidade acadêmica do câmpus sede, o evento faz parte da programação do outubro rosa, campanha anual que intensifica a divulgação de informações sobre a doença.

Sérgio Ricardo Silva, coordenador do Ambulatório, afirmou que o evento teve como objetivo levar à comunidade acadêmica esclarecimentos sobre o câncer de mama e as formas de prevenção da doença. “Hoje o cuidado maior é a prevenção profilática, detectar precocemente”, ressaltou.

O ginecologista Sérgio Ken Iti Taura, que ministrou a palestra, destacou que é fundamental fazer a profilaxia, ou seja, a prevenção da doença. Segundo ele, o fator mais importante é conhecer o corpo e procurar sempre fazer o autoexame para identificar qualquer mudança nas mamas.

Além do autoexame, o médico recomenda o exame de mamografia. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam que mulheres acima dos 40 anos realizem o exame anualmente. Já o Ministério da Saúde o rastreamento deve ser feito a cada dois anos a partir dos 50 anos.

Acesse a galeria de fotos.

2018 10 24 Palestra Outubro Rosa MG 0451

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv