2018 Semana da Geografia Americo Jose Marques 9449

Programação prossegue até sexta-feira, com minicursos, mesas-redondas e apresentações de trabalhos; veja fotos ao final do texto

Com apresentações de trabalhos científicos e minicursos à tarde e uma mesa-redonda a partir das 19h30, no bloco I-12, prossegue, nesta quarta-feira (24), o 4º Encontro Regional de Geografia: PGE 20 anos e a 26ª Semana de Geografia, que, neste ano, discutem as tecnologias ligadas às informações espaciais, também chamadas de geotecnologias.

O evento, aberto ontem, também no bloco I-12, câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi prestigiado por diversas autoridades acadêmicas da instituição. O reitor Julio Daamsceno foi representado pelo diretor de pós-graduação da UEM, Luiz Fernando Cotica.

As atividades do evento, porém, tiveram início ontem de manhã, por meio de minicursos e de um fórum reunindo estudantes de pós-graduação em Geografia.

O quinteto de cordas da Orquestra de Câmara da UEM fez uma apresentação ao público, tocando algumas músicas ao som de violinos, viola, violoncelo e contrabaixo.

Durante a cerimônia de abertura, a comissão organizadora do evento homenageou o professor Sérgio Luiz Thomaz. Aposentado, ele foi o primeiro coordenador do Museu da Bacia do Paraná (MBP). Thomaz pertenceu ao Departamento de Geografia (DGE). Em 1972, assumiu a coordenação do MBP na gestão do ex-reitor Neumar Godoy, de onde se desligou em 2012.

Também foi o criador do Museu de Geologia da UEM. Na homenagem do Departamento, Thomaz recebeu um geodo estilizado, rocha que se reveste de formações cristalinas. A apresentação dele foi feita pela professora Suzana Volkmer, também do DGE (foto abaixo).

2018 Semana da Geografia Suzana Volkmer Homenagem a Sergio Luis Thomaz 9525

Na seqüência, o professor Márcio Mendes Rocha fez a divulgação do livro "Cooperativismo e contradições: o caso brasileiro", do qual ele é co-autor.

A obra tem como autor Sérgio Fajardo, professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e "traz uma importante reflexão que conecta diversos pontos das incongruências do modelo brasileiro", diz a sinopse.

"Os autores oferecem ao leitor uma análise crítica fundamentada em fatos e dados relevantes e, ao fazerem uma extensa revisão da literatura amparada nos referenciais mais relevantes e recentes sobre o tema, conduzem-no a uma compreensão do tema atualizando o Estado da Arte do Cooperativismo. O livro sinaliza que o momento histórico atual é singular em seus problemas e possibilidades", acrescenta a sinopse da CRV, editora do livro.

Depois, o professor Leonardo Dirceu de Azambuja leu um manifesto sobre o contexto atual da política, lançado pela Associação Brasileira de Geografia (AGB) e pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEG). No documento, geógrafos e geógrafos fazem a defesa do Estado de Direito e da Democracia.

Geotecnologias

2018 Semana da Geografia Evlyn Marcia Leão de Morais Novo Palestra 9549

A palestra que marcou a abertura oficial foi proferida pela professora Evlyn Márcia Leão de Morais Novo (foto acima), pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ela falou sobre as “Pesquisas realizadas por geógrafos no século XXI no contexto da pós-graduação em sensoriamento remoto do INPE”.

Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofial Ciências e Letras de Rio Claro, Evlyn tem mestrado em Sensoriamento Remoto pelo INPE e doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP).

As geotecnologias constituem um conjunto de tecnologias ligadas às informações espaciais, como o Sistema GPS, satélites de observação terrestre, Sistemas de informação Geográfica (SIG) e levantamentos de campo.

Atualmente, uma diversidade de disciplinas faz uso destas técnicas, como a cartografia, geoprocessamento, sensoriamento remoto e a topografia. Estas disciplinas compõem um corpo teórico importante tanto para a Geografia como para muitos outros cursos, constituindo uma relevante multidisciplinaridade.

A mesa-redonda de hoje à noite vai debater o tema "Celebrando 20 anos do PGE/UEM e refletindo sobre a pesquisa e pós-graduação em Geografia". A discussão reunirá os professores Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowiski, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Elpídio Serra, da UEM; e Pedro Henrique Carnevalli Fernandes, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

A programação do evento termina na sexta-feira (26) e para saber mais detalhes acesse o site.

Veja galeria de fotos do evento